fichamento de Bontempi

598 palavras 3 páginas
FICHAMENTO

Referência Bibliográfica:
BONTEMPI Junior, Bruno. História da educação brasileira: o terreno do consenso. São Paulo, PUC, 1995. (Dissertação - Mestrado em Educação)

Objeto:
História da Educação Brasileira no período de 1972 a 1988

Objetivos:
Evidenciar o caráter particular de produção do conhecimento histórico na área de educação e compreendê-lo criticamente a fim de estabelecer, pelo exame das escolhas temáticas e de periodização efetuados pelos autores de dissertações e teses em história da educação do período de 1972 a 1988, um perfil historiográfico articulado aos determinantes históricos que se encontravam presentes no momento de sua realização.

Metodologia:
Abordagem historiográfica

Fontes:
Fontes oficiais ( dissertações e teses em história da educação brasileira de 1972-1988)

Principais conceitos utilizados pelo autor:
Historiografia da educação: produção do conhecimento histórico na área de educação. (p.12)
Abordagem historiográfica: evidencia a obliquidade do interesse do pesquisador da área pela investigação histórica, subalternizada às necessidades dos objetos educacionais. ( p. 33)
Enquadramento histórico: está submetido aos interesses circunstanciais dos pesquisadores, conforme tenham ou não interesse em cronologizar seus objetos ou recuar no tempo em busca de suas origens. ( p.40)
Sociologização do pensamento pedagógico: radicalização da noção de superficialidade da educação e conseqüente “auto-negação do educador como participante ativo, consciente do processo de mudança”. (p. 57)
Fracasso histórico: questões diferentes aos estágios de desenvolvimento desigual dentro do sistema capitalista, dependência econômica e cultural, inadequação a especificidade da situação brasileira. ( p. 74)

Historiadores experimentais: tendem a negar a possibilidade de apreensão global da história, que resultam em estudos isolados, trabalhos segmentários. (p.77)
Periodização educacional: é a consideração dos fatores econômicos, políticos e sociais em

Relacionados

  • Fichamento De Bontempi
    643 palavras | 3 páginas
  • Estudante
    2787 palavras | 12 páginas