Fichamento da segunda parte, ENSAIO SOBRE A DÁDIVA: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Da obra: Sociologia e Antropologia- Marcel Mauss.

6157 palavras 25 páginas
Introdução
Da dádiva e, em particular, da obrigação de retribuir os presentes.
“Na civilização escandinava e em muitas outras, as trocas e os contratos se fazem sob a forma de presentes, em teoria voluntários, na verdade obrigatoriamente dados e retribuídos.” (p. 187).
“Este trabalho é um fragmento de estudos mais vastos. Há anos nossa atenção dirige-se ao mesmo tempo para o regime do direito contratual e para o sistema das prestações econômicas entre as diversas seções ou subgrupos de que se compõem as sociedades ditas primitivas, e também as que poderíamos chamar arcaicas. Existe aí um enorme conjunto de fatos. E fatos que são muito complexos. Neles, tudo se mistura, tudo o que constitui a vida propriamente social das sociedades que precederam as nossas — até às da proto-história. Nesses fenômenos sociais "totais", como nos propomos chamá-los, exprimem-se, de uma só vez, as mais diversas instituições: religiosas, jurídicas e morais - estas sendo políticas e familiares ao mesmo tempo —; econômicas — estas supondo formas particulares da produção e do consumo, ou melhor, do fornecimento e da distribuição —; sem contar os fenômenos estéticos em que resultam esses fatos e os fenômenos morfológicos que essas instituições manifestam.” (p.187).

“De todos esses temas muito complexos e dessa multiplicidade de coisas sociais em movimento, queremos considerar aqui apenas um dos traços, profundo mas isolado: o caráter voluntário, por assim dizer, aparentemente livre e gratuito, e no entanto obrigatório e interessado, dessas prestações.” (p.187-188).

“[...] a forma do regalo, do presente oferecido generosamente, mesmo quando, nesse gesto que acompanha a transação, há somente ficção, formalismo e mentira social, e quando há, no fundo, obrigação e interesse econômico. E não obstante indicarmos com precisão os diversos princípios que deram esse aspecto a uma forma necessária da troca - isto é, da própria divisão social do trabalho.” (p.188).

“Descreveremos os

Relacionados

  • Fichamento da segunda parte, ENSAIO SOBRE A DÁDIVA: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Da obra: Sociologia e Antropologia- Marcel Mauss.
    6157 palavras | 25 páginas
  • Antropologia cultural
    62140 palavras | 249 páginas
  • Karl marx
    66837 palavras | 268 páginas
  • Revista de antropologia
    125391 palavras | 502 páginas
  • Sou uma só
    132701 palavras | 531 páginas