Fichamento da primeira parte do livro Seis estudos de psicologia

Páginas: 13 (3073 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA
FICHAMENTO

O desenvolvimento mental da criança (pp. 3 – 63).
Primeiro capítulo.
PIAGET, Jean, 1896-1980. Seis estudos de psicologia/ Jean Piaget; tradução Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva – 25.ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
“O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, écomparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio.” (p. 3)“O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.” (p. 3)“o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande prédio” (p. 4)“O essencial dessas construçõessucessivas permanece no decorrer dos estágios ulteriores, como subestruturas, sobre as quais se edificam as novas características.” (p. 5)“ A criança, como adulto, só executa alguma ação exterior ou menos inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre sob a forma de uma necessidade” (p. 6)
“Por exemplo, a fome ou a fadiga provocarão a procura do alimento ou repouso. Oencontro do objeto exterior desencadeará a necessidade de manipulá-lo;” (p. 6)“Inversamente, a ação se finda desde que haja satisfação das necessidades, isto é, logo que o equilíbrio – entre o fato novo, que desencadeou a necessidade, e a nossa organização mental, tal como se apresentava anteriormente – é reestabelecido.” (p. 6)“A ação humana consiste neste movimento contínuo e perpétuo dereajustamento ou de equilibração.” (p. 7)“toda vida mental e orgânica tende a assimilar progressivamente o meio ambiente, realizando esta incorporação graças às estruturas ou órgãos psíquicos, cujo raio de ação se torna cada vez mais amplo.” (p. 7)“O desenvolvimento mental aparecerá, então, em sua organização progressiva como uma adaptação sempre mais precisa à realidade” (p. 8)“Desde o início, os reflexosde sucção melhoram com o exercício: um recém-nascido mama melhor depois de uma ou duas semanas que nos primeiros dias.” (p. 9)
“A sucção sistemática do polegar pertence já a este segundo estágio, assim como também os gestos de virar a cabeça na direção de um ruído, ou de seguir um objeto em movimento etc.” (p. 9)
“Entre três e seis meses (comumente por volta de quatro meses e meio), o lactentecomeça a pegar o que vê, e esta capacidade de preensão, depois de manipulação, aumenta seu poder de formar hábitos novos.” (p. 9)“Mas, vamos ao terceiro estágio, que é mais importante ainda para o curso do desenvolvimento: o da inteligência prática ou senso-motora.” (p. 10)“A finalidade deste desenvolvimento intelectual é, como já dissemos acima, transformar a representação das coisas, a ponto deinverter completamente a posição inicial do sujeito em relação a elas. No ponto de partida da evolução mental, não existe, certamente, nenhuma diferenciação entre o eu e o mundo exterior” (p. 11)“Quatro processos fundamentai caracterizam esta revolução intelectual realizada durante os dois primeiros anos de existência; são as construções de categorias do objeto e do espaço, da causalidade e dotempo, todas as quatro naturalmente a título de categorias práticas ou de ação pura e não ainda como noções do pensamento.” (p. 12)“Afetividade e inteligência são, assim, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana.” (p. 14)“Ao segundo estágio (percepções e hábitos), assim como ao começo da inteligência senso-motora, corresponde uma série de sentimentoseleme4ntares ou afetos perceptivos ligados às modalidades da atividade própria: o agradável e o desagradável, o prazer e a dor etc., assim como os primeiros sentimentos de sucesso e fracasso.” (p. 14)
“Esta “escolha do objeto” refere-se, primeiramente, à pessoa da mãe, depois (em negativa como positivo) à pessoa do pai e dos próximos. Tal é o começo das simpatias e antipatias que se vão desenvolver tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget: Seis Estudos de Psicologia (Primeira Parte)
  • Livro seis estudos de psicologia
  • Resumo do Livro Os seis estudos de psicologia
  • Resumo seis estudos piaget- primeira parte
  • Resumo do livro: seis estudos de psicologia piaget
  • fichamento do cap. 11 do livro: introdução ao estudo da psicologia.
  • Seis Estudos de Psicologia
  • RESUMO SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!