Fichamento da obra “ Patrimônio Cultural, escola, cidadania e desenvolvimento sustentável ” de Fábio Vergara Cerqueira.

2208 palavras 9 páginas
Mariana da Silva
Fichamento da obra “ Patrimônio Cultural, escola, cidadania e desenvolvimento sustentável ” de Fábio Vergara Cerqueira.

O autor evidencia a importância da relação entre Educação e Patrimônio, o qual enfatiza a importância do estudo de educação patrimonial no contexto escolar, cita também alguns pontos principais a ser tratado durante sua obra, como aspectos conceituais e legais relativos ao patrimônio, o papel da educação patrimonial na formação da cidadania e seu lugar pedagógico no ensino e por fim trata-se da prática onde fica demonstrada a apreciação crítica de quatro títulos referente ao assunto, publicados no estado do Rio Grande do Sul em 2004. ( Pág. 1)
O primeiro ponto do texto demonstra que a educação escolar valoriza cada vez o seu papel de formadora de cidadania, a escola não somente informa conhecimentos que futuramente serão à base da formação profissional, mas, sobretudo forma cidadãos. Formar cidadãos ela o faz inevitavelmente, pois educa, os espaços escolares são carregados de vivencias e sabedorias, onde o individuo quer queira ou não saí do ambiente escolar formador de novos pensamentos e olhares. Segundo o autor antigamente quando a educação era tratada como instrumento de controle sobre a população, existia disciplinas de ética e moral na grade escolar, a qual tinha o poder de transmitir a cidadania para o aluno, conceito autoritários de submissão e sem o desenvolvimento do senso crítico, o autor cita que nos dias atuais houve mudanças as quais hoje entendemos por cidadãos agentes sociopolíticos críticos, construtivos, que na sua ação cotidiana agem em prol de uma sociedade melhor, orientados pelo espírito do bem comum. ( Pág 2).
O autor cita que a idéia de Patrimônio aqui se refere ao legado social, comum, que é depositário de memórias e de identidades coletivas, levando assim ao patrimônio cultural, para o autor quando falamos sobre o lado cultural vem a cabeça a idéia elitista e simplista sobre patrimônio cultural,

Relacionados

  • Segurança
    30009 palavras | 121 páginas