Fichamento da obra "O desafio do Conhecimento"

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Izabela Santos Silva
Faculdade de Direito da UFBA – Metodologia da Pesquisa em Direito
Fichamento da obra “O desafio do Conhecimento” – Maria Cecilia Minayo
1. Sobre a autora
Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais – City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Riode Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora cientifica da revista Ciência e Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orietnadora principalmente nos seguintes temas:métodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já oirentou 66 teses e dissertações, publicou 166 artigos científicos, 112 capítulos de livros e 39 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 13 revistas científicas,sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives.

2. Sobre a obra
MINAYO, Maria Cecilia. O desafio do conhecimento. HUCITEC-ABRASCO, São Paulo – Rio de Janeiro, 2000, p. 19-36.
3. Ideias Centrais
O texto “Introdução à Metodologia da Pesquisa Social” discorre sobre o fenômeno da pesquisa social e seus conceitos básicos. A autora inicia o textofazendo considerações acerca das caracteristicas das Ciências Humanas. O objeto das ciências sociais é histórico, possui consciencia historica, pois é envolvido em variáveis sociais e culturais, em determinados tempos e espaços. Além disso, apresenta uma identificação entre o investigador e o objeto, pois ambos compartilham da mesma natureza e, assim, a visão de mundo e as experiências do sujeitointerferem na pesquisa. Outra caracteristica fundamental das ciencias sociais é que o método utilizado é o qualitativo, distinguindo do métpdp quantitativo típico das ciências exatas.
A pesquisa social é definida como uma indagação e descoberta da realidade. Como se responsabiliza pelo estudo das ciências sociais possui uma carga histórica que reflete momentos e problemáticas da vida social, degrupos e classes. A pesquisa social envolve diferente áreas de conhecimento e encontra-se em um constante processo inacabado de mudanças, não pode ser considerado algo estanque devido a natureza mutativa e profunda da realidade. Porém há dificuldade no sentido de manter a pesquisa social, pois há uma dificuldade de financiamento que limitam as possibilidade de investigação.
A autora apresentatambém a dicotomia entre o método qualitativo e o quantitativo. O método qualitativo é o indicado para o estudo das ciências sociais, pois possibilita uma interpretação além de dados e estatisticas numéricas, o que é indicado para a análisa de uma realidade mutável e com diferentes variáveis e influências. Já o métido quantitativo restinge-se a uma análise numérica e estática, o que é inviável para oestudo das ciências sociais, pois restrição da realidade social ao que pode ser apenas quantificado. Outra dicotomia trabalhada na obra é a oposição entre subjetivo e objetivo.

4. Trechos da Obra
“Entendemos por pesquisa a atividade básica das Ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamenteinacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.
O termo Pesquisa Social tem uma carga histórica e, assim como as ciências sociais, reflete posições frente à realidade, momentos do desenvolvimento e da dinâmica social, preocupações e interesses de classes e grupos determinados. Enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Qual A Tua Obra
  • Fichamento, qual é a tua obra?
  • Fichamento de obras
  • O desafio do conhecimento
  • FICHAMENTO OBRA
  • Os desafios do conhecimento
  • desafios para a era do conhecimento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!