Fichamento da obra de Idalberto Chiavenato(Teoria Geral a ADM) 16º Cap

419 palavras 2 páginas
Racionalizando as decisões (pp. 441 – 471) décimo sexto capítulo.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
O autor tem como objetivo demonstrar como as técnicas matemáticas podem proporcionar uma influência nas questões Administrativas, principalmente sobre o processo decisório, demonstrar aplicações matemáticas na Administração e introduzir conceitos de pesquisa e suas técnicas.
O texto mostra que a teoria Matemática surgiu a partir de cinco causa: O trabalho sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann, O estudo do processo decisório por Herbert Simon, A criação do computador que facilitou o desenvolvimento de técnicas matemática mais complexas, A existência de decisões programáveis e o sucesso da PO nos campos de batalha durante a 2º Guerra Mundial, e tem como seu fundamento básico o processo decisório.
O processo decisório é apresentado pelo autor sob duas perspectiva: a do processo e a do problema. No processo há a definição do problema, a formulação de alternativas pro mesmo e a escolha da melhor, já a perspectiva do problema tem ênfase na solução final, há aplicação de métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível, preocupando-se com a eficácia da decisão.
O autor apresenta os modelos matemáticos e os retrata como: problemas estruturados - que podem ser definidos -, problemas não estruturados – não tem clareza para definição – e tipos de decisão – técnicas para a resolução dos problemas estruturados ou não. Fala sobre a utilização de meios científicos, matemáticos ou lógicos para a resolução de problemas.
Apresenta as principais técnicas de PO: Teoria dos Jogos, Teoria das Filas, Teoria dos Grafos, Programação Linear, Programação Dinâmica, Análise Estatística e Cálculo de Probabilidade, e demonstra como cada uma é desenvolvida e como pode ser usada.
Trata ainda sobre estratégias organizacionais

Relacionados

  • PPC ADM C LARGO 2013
    53413 palavras | 214 páginas