Fichamento "da cidade antiga a cidade clássica"

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
1- Referência bibliográfica do texto analisado: Harouel, Jean-Louis História do urbanismo. Campinas: Papirus, 1990 P. 33-60

2- Palavras-chave: Idade Média, Renascimento, urbanismo, cidade, aglomeração.

3- Perfil biográfico do autor do texto: Harouel é professor de história legal na Universidade de Paris e especialista em planejamento de lei. Possui pós graduação nas universidades Institutd'Etudes Politiques de Paris e Ecole Pratique des Hautes Etudes. Teve uma de suas obras premiadas pela Academia de Ciências Morais e Políticas.

4- Resumo: Foi no período medieval que ocorreu um grande crescimento urbano na Europa, onde se formaram a maioria das aglomerações modernas. Esse período se distingue do Renascimento, tanto em relação às aglomerações, que eram menos numerosas, quanto emrelação ao urbanismo - enquanto na Idade Média prendiam-se à solução de problemas concretos, no Renascimento procurava-se um modelo de cidade ideal.

O URBANISMO MEDIEVAL

As cidades durante a Alta Idade Média: Devido às inseguranças em relação às invasões bárbaras, as cidades começaram a fazer uso de muros, como forma de proteção. Porém, esses muros começaram a promover uma contração urbana.As pessoas mais ricas começaram a deixar a cidade para construir fortalezas rurais - eis que surgem os feudos. As atividades econômicas e sociais estavam em regressão, e é a igreja que impede que algumas cidades desapareçam. O bispo faz o papel de defensor da cidade diante dos bárbaros. A exploração urbana medieval: O fim das invasões gera aspectos positivos na cidade, como: crescimentodemográfico, melhora das condições de segurança e aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, crescimento populacional (devido à imigração de camponeses das regiões vizinhas) e melhora do estatuto jurídico. O surgimento de novas aglomerações deve-se ao incentivo das instâncias monásticas, que criaram mercados e concederam privilégios aos novos habitantes. O poder de atração dos monastérios resulta de seucaráter de local fortificado, sua importância econômica e grandes aglomerações humanas formadas pelas peregrinações e festas religiosas. Quanto à morfologia urbana, as cidades medievais apresentam, num primeiro momento, ruptura com o quadriculado romano, pois surgiram espontaneamente a partir de um castelo ou monastério, antigos caminhos e trilhas rurais que se transformaram em ruas. O nascimento ecrescimento dessas cidades se dão de duas formas: crescimento linear, ao longo de um rio ou estrada, e crescimento circular, ao redor de um edifício imponente. Quanto à localização, além de ter que garantir sua segurança, encontram-se perto das fontes de água, pois a água distante levada por aquedutos pode ser facilmente cortada ou envenenada por inimigos. Por trás de seus muros, encontram-se granjas,jardins, rebanhos, agricultura, etc. Porém, um grande problema que essas cidades enfrentam é a insalubridade: o esgoto e o escoamento de água eram feitos por uma vala no meio da rua. As ruas antigas eram facilmente distinguidas das novas, pois eram muito mais estreitas, enquanto as novas tinham configurações de grandes avenidas.

Haviam intervenções das autoridades públicas na cidade. Para seconstruir, eram feitos planejamentos urbanos e era também preciso permissão. Haviam regras a serem cumpridas.

A ruptura com o urbanismo medieval começa com Alberti e Filarete. Alberti diz que as ruas principais devem ser mais largas, sem nenhuma saliência, com pórticos de desenho uniforme. Ele se preocupa com a estética arquitetônica. Filarete inventa o traçado urbano em estrela, que são ruasque convergem para uma praça localizada na parte central. Sua idéia é retomada por Martini, que propõe uma cidade que é um octógono regular com uma praça no centro. O traçado urbano se tornou no Renascimento uma das condições de beleza de uma cidade. Com o desenvolvimento da artilharia as configurações das cidades mudaram. Não havia mais necessidade de muros tão altos, portanto os muros passaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da Cidade Antiga à Cidade Clássica II
  • Fichamento cidade antiga
  • Fichamento do livro a cidade antiga
  • Fichamento A Cidade Antiga
  • Fichamento cidade antiga
  • Fichamento
  • fichamento do livro a cidade antiga
  • Fichamento livro cidade antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!