Fichamento Cíticas da Razão Tupiniquim

2778 palavras 12 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
CURSO DE DIREITO

LEYVSON VICENTE DOS SANTOS

CRÍTICA DA RAZÃO TUPINIQUIM

MACEIÓ
2014
LEYVSON VICENTE DOS SANTOS

CRITICA DA RAZÃO TUPINIQUIM
Fichamento apresentado à disciplina Fundamentos das Ciências Sociais, solicitado pelo Professor Jorge Vieira, para composição da nota da 1ª Avaliação Formativa do 1º período do curso de Direito – Turma A.

MACEIÓ
2014
SUMÁRIO

1. Introdução........................................................ 04
2. Fichamento....................................................... 05
3. Considerações finais........................................... 13
4. Questões........................................................... 14
5. Referência bibliográfica....................................... 16

INTRODUÇÃO
O trabalho de fichamento é sobre o livro Crítica da Razão Tupiniquim, do autor Roberto Gomes, que trata da criação de uma Razão Filosófica brasileira.
O trabalho tem o objetivo de fichar as principais ideias do autor, colocando em destaque e respondendo as questões solicitadas pelo professor.

GOMES, Roberto, 1994 – Crítica da razão tupiniquim/Roberto Gomes. – 11. Ed. – São Paulo: FDT, 1994. – (Coleção prazer em conhecer)

“O que pode significar isso: Razão Tupiniquim? [...]” (p. 5)
“[...] Fácil constatar que entre nós esta Razão estará adormecida ou pulverizada em mil manifestações que seria problemático reunir único nó com a virtude de síntese.[...]” (p. 5)
“[...] Uma Razão Brasileira, não existindo atualmente, precisaria antes de mais nada ser providenciada, vindo à tona. Então, das duas uma: ou este livro não pode ser escrito ou será uma tentativa de “inventar” esta Razão, seguindo vestígios esparsos no romance, na poesia, na música popular e até – pois é capaz de que mesmo ai transpareça –

Relacionados