Fichamento: cuche, denys. a noção de cultura nas ciências sociais. bauru: edusc, 1999, p. 17-108 e 237-244.

Páginas: 17 (4012 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CUCHE, DENYS. A noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 1999, p. 17-108 e 237-244.
Biografia:
Professor antropologia e sociologia na Université Paris Descartes, na França. Atualmente, seu campo de pesquisa é migrações internacionais, diásporas, relações interétnicas, contatos de culturas. Trabalha com pesquisas na América Latina.
Seus livros mais recentes:
Denys Cuche, 2010 -La notion de culture dans les sciences sociales. Paris, La Découverte (« Grands repères »), 4e éd. revue et augmentée, 158 p.
Denys Cuche, Liliane Kuczinski et Anne Raulin (dir.), 2009 - Anthropologie et migrations. Numéro thématique de la Revue Européenne des Migrations Internationales, Vol. 25, n° 3, 214 p.
Acessado em 08/05/2011.

O texto:
O texto a ser fichado está organizado em 4partes, os capítulos 1,2 e 3 e uma conclusão.
Os títulos das partes são:
1- Gênese Social da Palavra e da Idéia de Cultura
2- A Invenção do Conceito Científico de Cultura
3- O Triunfo do Conceito de Cultura
4- Conclusão em forma de Paradoxo: Um Bom Uso do Relativismo Cultural e do Etnocentrismo.
Resumo:
Capítulo 1 – Gênese Social da Palavra e da Idéia de Cultura
O texto trata o conceito decultura utilizando o estudo do significado da palavra “cultura” e, em um segundo momento, o conceito científico de cultura.
O significado da palavra “cultura” é influenciado pela história, por aspectos políticos e contextos culturais.
No texto, o autor verifica a ligação entre o significado da palavra “cultura” e a história das idéias. É apresentado o seu uso no passado e agora, focalizando seuconceito nas Ciências Sociais.

- Evolução da palavra na língua francesa da Idade Média ao século XIX.
O início da evolução do conceito semântico da palavra se deu na França. A origem veio do latim e significa “o cuidado dispensado ao campo ou ao gado” (p.19). Ela aparecia no século XIII para designar uma parte da terra que era cultivada.
A palavra mudou de substantivo para verbo no início doséculo XVI, do significado de um estado (do cultivo de algo), para o significado do fato de cultivar a terra. O sentido figurado da palavra, designando uma competência, uma faculdade que deve ser desenvolvida, só se deu a partir da metade do século XVI e só foi utilizada com esse significado no meio acadêmico após a metade do século XVII.
“Até o século XVIII, a evolução do conteúdo semântico dapalavra se deve principalmente ao movimento natura da língua e não ao movimento das idéias.“ (p.19). Neste século, o termo “cultura”, no sentido figurado começa se impor, aparecendo no Dicionário da Academia Francesa. Neste dicionário aparece com complementos: “cultura das artes”, “cultura das letras”, “cultura das ciências”. Na Enciclopédia, marco do iluminismo, a palavra é utilizada no sentidode “cultura das terras”, mas é citada no sentido das Ciências Sociais em artigos de outras áreas, como sobre Educação e Filosofia.
Com o tempo o sentido da palavra cultura volta a ser de substantivo (estado), para designar “formação”, ”educação do espírito”, “estado do indivíduo cultivado pela instrução”, “indivíduo que tem cultura”. Para os iluministas, cultura, que era sempre no singular, eraoposto à “natureza”, estava associada à espécie humana, aos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade.
No século XVIII, a palavra “cultura” vai ter o mesmo significado da palavra “civilização”, no vocabulário francês, esta última também utilizada no singular. O seu significado será “afinamento dos costumes”, o que tiraria a humanidade da ignorância e da irracionalidade. O termo“civilização” estava associado a melhoria das instituições, da legislação, da educação. Logo, haverá distinções entre os povos considerados “civilizados” e os “selvagens”. È utilizado, pela primeira vez o termo “etnologia” em 1787 por Alexandre de Chavannes.

- O debate franco-alemão sobre a cultura ou a antítese “cultura” – “civilização” (sec XIX – início do século XX).
No século XVII aparece o termo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo- A noção de cultura nas ciências sociais Denys Cuche
  • A noção de cultura nas ciências sociais-denys cuche-resenha
  • A noção de cultura nas ciências sociais
  • Fichamento A No O De Cultura Nas Ci Ncias Sociais Denys Cuche
  • A noção de cultura das ciencias sociais
  • Síntese dos capítulos 1 e 2 do livro a noção de cultura nas ciências sociais de denys cuche
  • A noção de cultura nas ciências sociais
  • A noção de cultura nas ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!