Fichamento Cr Tico Menezes

1337 palavras 6 páginas
COLEGIADO DE PSICOLOGIA

Juliana Cerqueira Reis

ALAGOINHAS
2012.2
Juliana Cerqueira Reis

Fichamento de resumo informativo, solicitado pelo professor Menezes como instrumento de avaliação parcial da disciplina de Bases Sociológicas da Psicologia.

Alagoinhas
2012.2

FICHAMENTO CRÍTICO VERSÃO PSICOLÓGICA DO MITO

TEXTO:
MENEZES, Jex; “Complexo de Édipo: Versão Psicológica do Mito”, In: Revista Veritati, Ano II. Nº 2, 07/2012, pg:165.

1.0. Introdução
1.1. Freud buscou nos mitos gregos (Édipo) uma coluna de sustentação para explicar aspectos da complexidade do comportamento humano e do psiquismo por meio do inconsciente.
1.2. Sabemos que o complexo de Édipo foi dedicado a uma área de estudo empírico, isto é, que não se pode ser comprovado cientificamente. Porém Freud transformou este mito num conhecimento psicológico, tornando-o uni, pondo em evidência os seus estudos.
1.3. Neste contexto, Edipo é definido por uma ambiguidade: amor e ódio, ou seja, pai e mãe, o mito em seu contexto que traz uma estrutura do psiquismo familiar.

1.4. O Complexo de Édipo nos mostra conflitos ambíguos que ocorrem no seio familiar, durante a formação do “eu” como um ser Uni.
2.0. Freud e o Complexo
2.1. Freud coloca a família como o primeiro pilar de estruturação do comportamento humano.
2.2. A histeria era a saída para o conflito psíquico que a neurótica montou, a histeria para Freud era causada por lembranças de grandes intensidades de relações sexuais como objeto passivo.
2.3. O inicio da infância para Freud se dá pelo fato da criança se apaixonar e ter ciúmes pela mãe e pai que se torna um fenômeno universal.
2.4. Na psicanálise freudiana, a fantasia antecede a histeria, pois o que constitui a histeria é a fantasia erótica. Na criança, a fantasia funciona como um ativador de sua própria sexualidade, mesmo sem ter ocorrido nenhum tipo de “atentado” contra a mesma.
2.5. Segundo a teoria da psicanálise tradicional,

Relacionados