Fichamento Controladoria Empresarial Gest o Financeira em Micro e Pequenas Empresas

516 palavras 3 páginas
Universidade Cruzeiro do Sul
Jucileide de Oliveira Bezerra – RGM 50122-1
Graduada em Administração de empresas pela Universidade Anhanguera - 2009

FICHAMENTO DE RESUMO:

Artigo: Controladoria Empresarial: Gestão Financeira em Micro e Pequenas Empresas.

Monteiro (2010): Os Sistemas de Informações servem para o bom desempenho da gestão Econômica, como também a controladoria possibilita aos gestores sistemas de informações gerenciais, que possibilitem os mesmos a tomarem decisões e avaliarem aquelas já executadas, por intermédio de controles específicos.

Sabe-se que vivemos numa era de mudanças tecnológicas e dos processos de trabalho dinâmicos que ocorrem nas grandes empresas, cujo foco primordial é a melhoria da satisfação dos clientes. Assim, os micros e pequenos empreendimentos devem assumir uma postura que vá ao encontro das exigências do mercado, em que cada MPEs saiba atingir seu publico alvo.
O presente artigo foi elaborado com base em pesquisas e levantamento bibliográfico de autores da área de Administração, cuja metodologia aplicada ao caso foi à junção de referências sobre a noção de controladoria empresarial, respaldadas por obras que tratam do assunto. de uma e outra corrente os melhores argumentos, quer de Direito, quer de Economia. A conclusão dominante a que a doutrina chegou, foi no sentido de sufragar a opinião, segundo a qual a relação entre os artigos 2.082 e 2.083 do Código Civil italiano (de 1942), é de gênero para espécie, pois o conceito de empresa acolhido no Código foi o de atividade, e o termo se presta tanto para caracterizar as relações de uma empresa normal, como de uma empresa média ou pequena. Tem-se como conclusão que são aplicáveis à pequena empresa todas as leis e normas que regulam a atividade das demais empresas, salvo, é lógico, as que tragam uma derrogação implícita ou explícita.”
No Brasil, a legislação não se preocupou em definir seus conceitos, sendo feitas referências às pequenas e micro empresas para fins de

Relacionados