Fichamento: CONSTANTINO, Rodrigo. A intolerância dos tolerantes.

337 palavras 2 páginas
Fichamento: INTOLERÂNCIA X HIPOCRISIA

CONSTANTINO, Rodrigo. A intolerância dos tolerantes. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/opiniao/a-intolerancia-dos-tolerantes-11493018>. Acesso em: 10 de mai. 2014, às 19h e 41 min.

Constantino (2014, p. 1) faz referência ao livro do teólogo canadense D. A. Carson ao justificar o paradoxo do título do seu artigo de opinião, afirmando que é preciso uma reflexão crítica para compreender a mensagem em sua integridade. Assim, há menção ao argumento de Carson em relação à intolerância, resultante de um equivocado ato com intenção de ser tolerante.
O artigo, primeiramente, explica o conceito tradicional de tolerância, proporcionando o exemplo entre dois filósofos iluministas de ideias contrárias, porém conscientes do respeito ao direito de expressão. Após explicitar o significado da palavra em questão, o autor direciona o texto para a sutil mudança que o termo sofreu, demonstrando a sua atual intepretação e sentido.
Há uma crítica à acepção vigente e Thomas Sowell é mencionado, destacando a hipocrisia existente nos indivíduos que se denominam defensores da diversidade. Portanto, o autor afirma que a intolerância é um fato baseado na incoerência dos que se consideram tolerantes, pois na prática deles há uma seleção do que é tolerado e a atribuição de um caráter negativo ao que não é tolerado.
Na conclusão, o autor argumenta em prol da defesa da liberdade de escolhas, sendo essas, portanto, voluntárias e o alicerce da prática efetiva da tolerância. Consoante o autor:

Eu, que abomino o socialismo, pois sacrificou a vida de milhões de inocentes (inclusive os gays) no altar da utopia, tolero socialistas. Mas pretendo continuar combatendo esta ideologia nefasta no campo das ideias, e selecionando minhas próprias amizades, que englobam gays, por exemplo, mas não petistas.
Intolerância? Não. Apenas minha liberdade de escolha. Esta que tantos “tolerantes”

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas