fichamento “Compro uma casa na favela: mercado informal, a nova porta de entrada dos pobres nas grandes cidades brasileiras”. - Autor: Pedro Abramo

1792 palavras 8 páginas
Texto: “Compro uma casa na favela: mercado informal, a nova porta de entrada dos pobres nas grandes cidades brasileiras”. - XIII Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em planejamento urbano e regional 2009.
Autor: Pedro Abramo

Objeto:

Estudar como está ocorrendo o crescimento do mercado informal nas cidades brasileiras, identificando os tipos de mercado informal existente a partir de suas semelhanças e diferenças com o mercado formal de solo e habitação. Além disso, visa entender a lógica que é peculiar a este tipo de mercado informal, este que se expande cada vez mais nas cidades brasileiras, e identificando também seus sub-mercados.

Objetivo:

O objetivo principal do texto é conhecer quais são os tipos de mercado informal que possibilitam o acesso das populações menos afortunadas às cidades brasileiras, para que a partir destes conhecimentos mecanismo eficientes possam ser criados para evitar o aumento demográfico nestas áreas informais, assim como a expansão deste tipo de marcado pelas cidades.
Para o entendimento deste mercado informal o autor estabelece em seu texto comparações entre os mercados formais e informais, tanto primários quanto secundários e tanto fundiários quanto imobiliários.
Mostra-se também como objetivo deste texto a apresentação de resultados estudados pelo autor acerca de estudos empírico realizado sobre mercados informais de solo (MIS) nos assentamentos populares informais (APIs) em 8 cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Recife, Brasília e Belém.
O autor define e analisa primeiramente os tipos de mercados vigentes, de acordo com seus agentes, produtos e demais características do mercado. Depois disso ele caracteriza o mercado residencial informal em assentamentos consolidados segundo dois sub-mercados residenciais: o mercado de comercialização informal e o mercado de locação informal.
A partir disso, o objetivo do texto passa a ser a análise dos

Relacionados