Fichamento comparando Marc Bloch e Hipolyte Taine

339 palavras 2 páginas
Ao explicar a formação da França contemporânea , Hippolyte Taine volta ao passado rememorando a Revolução Francesa (1789) como o fator determinante e como o marco divisório da história Francesa , explicado através de uma visão positivista dos fatos , uma história cronológica fundida com seus pensamentos deterministas , no caso , em relação ao tempo histórico que se passa.

Ou seja,para Taine a Revolução Francesa por si só,serve como referência para se explicar a França de hoje , a Revolução seria o passado da França atual , o que se contrapõe com as idéias de Marc Bloch quando este vai dizer que para melhor entendimento do homem e dos fatos que ocorrem naquele determinado tempo é necessário estudar o homem naquele exato tempo histórico que ele viveu ,sem a necessidade de se usar de formas cronológica a ordem dos fatos, o entendimento é do homem com o seu tempo.

A idéia de Bloch não é desconsiderar a importância da Revolução Francesa para a formação da França contemporânea mas sim não trata - lá como um “simples fato de observação “ , como a causa máxima da França ser o que ela é hoje, não usar o passado como mecanismo de julgamento, porque ao analisar o homem Frances dos anos que antecedem a Revolução pode-se ver já todo um processo de “silenciosa metamorfose” que a França estava passando e o que culminou com a Revolução da mesma forma que se analisarmos o homem francês do século XIX no século XIX vemos que existiram também causas e motivos para se ter a França como se tem hoje.

Referências:
BLOCH, Marc. Apologia da História ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002
TAINE, Hippolyte.Les origines de la France contemporaine. Paris: Robert Laffont Ed.,1986, 2 vols. Obra original de 1875,trecho do prefácio,tradução do professor Elias Tomé Saliba

Relacionados