Fichamento Como analisar narrativas 9.ed. Cândida Vilares Gancho.

Páginas: 12 (2890 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. A Narrativa Literária
*Histórias
“Qualquer pessoa é capaz de perceber que toda narrativa tem elementos fundamentais, sem os quais não pode existir; tais elementos de certa forma responderiam às seguintes questões: O que aconteceu”? Quem viveu os fatos? Como? Onde? Por quê? Em outras palavras, a narrativa é estruturada sobre cinco elementos principais:
ELEMENTOS DA NARRATIVA
°Enredo°Personagens
°Tempo
°Espaço
°Narrador
“Narrar é uma manifestação que acompanha o homem desde sua origem [...]”. (p. 6)
“Modernamente, poderíamos citar um sem-número de narrativas: novela de TV, filme de cinema, peça de teatro, notícia de jornal, gibi, desenho animado, videogames... Muitas são as possibilidades de narrar, oralmente ou por escrito, em prosa ou em verso, usando imagens ou não[...].” (p. 7).
*Gênero narrativo
“[...] gênero engloba um número quase ilimitado de textos, variando em função de época, das culturas e finalidades sociais. Muitos desses ‘gêneros’ podem ser considerados narrativos, pois contam de modo direto ou indireto um acontecimento real ou imaginário, como por exemplo, os quadrinhos, ou uma notícia de jornal.”
“[...] Existem inúmeras classificações de gênero,de acordo com a estrutura, o estilo e a recepção junto ao público leitor ouvinte [...].”
“Segundo a definição clássica de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, os gêneros literários podem ser identificados segundo a forma e o conteúdo”.
“Quanto à forma, os gêneros são versos e prosa [...] o que distingui os dois modos de expressão é o ritmo de linguagem, que na poesia é imprescindível”. “Oritmo é condição do poema, enquanto inessencial para a prosa [...] a poesia se caracteriza pela musicalidade da linguagem e a prosa, pelo encadeamento lógico”.
“Quanto ao conteúdo, os gêneros são épico, lírico e dramático”. (p. 7).




Gêneros literários
1. Épico: é o gênero de narrativa ou ficção que se estrutura sobre uma história;
2. Lírico: é o gênero ao qual pertence a poesia lírica,no mais das vezes centrada na expressão do ‘eu poético’;
3. Dramático: é o gênero teatral, isto é, aquele que engloba o texto do teatro, uma vez que o espetáculo em si foge à alçada da literatura. Esse gênero se subdivide em três categorias: tragédia, comédia e drama.
“O gênero épico recebe tal nome das epopeias (narrativas heroicas em versos), apesar de modernamente este gênero manifestar-se,sobretudo em prosa. As narrativas pertencem a este gênero [...] por estarem bem distantes na forma e no conteúdo das epopeias clássicas, as narrativas modernas têm classificadas num subgrupo do gênero épico”. (p. 8).
TIPOS DE NARRATIVA
“As narrativas em prosa mais difundidas são o romance, a novela, o conto e a crônica (ainda que esta última não seja exclusivamente narrativa”.(p. 8).
*Romance“É uma narrativa longa, que habitualmente envolve um número considerável de personagens [...] maior número de conflitos, tempo e espaço mais dilatados [...]”.
“Podemos classificar o romance quanto à sua temática. Os tipos mais conhecidos são de amor, de aventura, de memórias, policial, histórico, ficção científica, psicológico, pornográfico etc”. (p. 9)
*Novela
“É um romance mais curto, isto é, temum número menor de personagens, conflitos e espaços, ou os tem em igual número ao romance, com a diferença de que a ação no tempo é mais veloz na novela”. “Difere em muito da novela de TV, que pertence ao domínio da teledramaturgia [...]”. (p. 9).
*Conto
“É uma narrativa mais curta, que tem como característica central condensar conflito, tempo, espaço e reduzir o número de personagens. O contoé um tipo de narrativa tradicional, isto é, já adotado por muitos autores nos séculos XVI e XVII, como Cervantes e Voltaire [...]”. (p. 9)
OBS.: Tanto o conto quanto a novela podem abordar qualquer tipo de tema. (p.10).
*Crônica
“Por se tratar de um texto híbrido, nem sempre representa uma narrativa completa. Uma crônica pode contar, comentar, descrever, analisar. De qualquer forma, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DOS CAPITULOS 1 & 2 DO LIVRO, COMO ANALISAR NARRATIVAS, DE CÂNDIDO VILARES GANCHO.
  • Fichamento como analisar narrativas
  • Como Analisar Narrativas
  • como analisar narrativas
  • ED 9
  • Fichamento Ed
  • Fichamento Consumo de Praticas Narrativas
  • Fichamento Fronteira das Narrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!