Fichamento(citação) do texto Língua, linguagem, linguística de Margarida Petter

1413 palavras 6 páginas
PETTER, Margarida, linguagem, língua, linguística, In. FIORIN, Jose L. (org.). Introdução à linguística I objetos teóricos. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

“A linguagem verbal é, então, a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação”. (p. 11)
“Inicialmente foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua”. (p. 12)
“Mais tarde os gramáticos hindus, entre os quais Panini (século IV a.C.), dedicaram-se a descrever minuciosamente sua língua”. (p. 12)
“Os gregos preocuparam-se principalmente, em definir as relações entre o conceito e a palavra”. (p. 12)
“Dentre os latinos, destaca-se Varrão que, na esteira dos gregos, dedicou-se à gramática, esforçando-se por defini-la como ciência e como arte”. (p. 12)
“Os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas é una e universal”. (p. 12)
“No século XVI, a religiosidade ativada pela Reforma provoca a tradução dos livros sagrados em numerosas línguas. (...) Viajantes, comerciantes e diplomatas trazem de suas experiências no estrangeiro o conhecimento de línguas até então desconhecidas”. (p. 12)
“Em 1660, a Grammaire Généralee Raisonée de Port Royal, ou Gramática de Port Royal, de Lancelot e Arnaud, modelo para grande número de gramáticas do século XVII (...)”. (p. 12)
“O conhecimento de um número maior de línguas vai provocar, no século XIX, o interesse pelas línguas vivas, pelo estudo comparativo dos falares. (...) O estudo comparado das línguas vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo (...)”. (p. 12)
“Franz Bopp é o estudioso que se destaca nessa época. A publicação, em 1816, de sua obra sobre o sistema de conjugação do sânscrito, comparado ao grego, ao latim, ao persa e ao germânico é considerada o marco do surgimento da Linguística Histórica. A descoberta de semelhanças entre essas línguas e grande parte das línguas europeias vai evidenciar que existe entre elas uma

Relacionados

  • Tese Ana Maria
    75787 palavras | 304 páginas