Fichamento citativo - O desenvolvimento da concepção de nirvana budista, das origens até Nagarjuna

2307 palavras 10 páginas
Universidade Estadual do Rio De Janeiro

Fichamento

História Econômica, Social e Política

Rio De Janeiro, Julho de 2014

“O Buddha, cujo nome original era Sidarta. teria nascido num pequeno Estado situado na base do Himalaia, governado pelo clã ao qual pertencia, o dos Sãkyas, segundo algumas datações por volta de 563 e morrido em 486 a.C. 3.
Datações mais recentes, no entanto, baseadas em estudos arqueológicos, permitem-nos também propor a data de circo 358-378 para a sua morte.”(p. 98)
“A história da vida de Sidarta e. depois de alcançada a iluminação, do Buddha, é, evidentemente, entranhada de lendas diversas... Entende-se, no entanto, que o corpo doutrinário inscrito no assim chamado Cânone Páli, consolidada pelos rheravãda, uma escola budista da corrente hinayãna, contém o mais tradicional relato das ações e das idéias originais do Buddha” (p.98)
“...o budismo continha, em sua origem, poderosos elementos de crítica à tradição védica e bramânica ortodoxas então dominantes no norte da Índia. Em linhas gerais, o budismo voltavase, do ponto de vista filosófico-religioso, contra os conceitos desenvolvidos nos Vedas e nos primeiros Upanisads sobre a essência do ser e do universo. Do ponto de vista social e político. em consequência, voltava-se o budismo contra o sistema de Varnas estabelecido na sociedade indiana desde tempos pretéritos e que era entendido pela tradição bramânica como oriundo da própria origem do universo, possuindo, portanto, uma justificação religiosa.” (p. 98)
“Interessa-nos aqui, neste artigo, analisar sucintamente a doutrina do Nirvãna (nirbana, em páli) desenvolvida pelo budismo e seu desenvolvimento até a época de Nãgãrjuna ... Esta doutrina, de dimensões originais, constituiu-se em um dos eixos do pensamento budista. As especulações que ocasionou foram inúmeras.” (p. 98)
2- O absoluto impessoal nos Upanisads.
“Para entendermos o desenvolvimento da concepção do Nirvãna no pensamento budista, é necessário que

Relacionados