Fichamento Certo

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Teorias Antropológicas e Objetos Materiais
GONÇALVES, José Reginaldo: “Teorias antropológicas e objetos materiais”. In: Gonçalves, José Reginaldo. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007. pp. 13- 42.

Palavras chave: Antropologia, colecionismo, objetos etnográficos, museu, cultura imaterial, símbolos, patrimônios culturais, produção, evolucionismo,coletivo, autoconsciência.
I. Os antropólogos e seus objetos
A familiaridade e convivência, das pessoas, com os objetos fazem com que esses percam sua aura simbólica. Em contrapartida, esses mesmos objetos cotidiano são necessários para que haja o entendimento de qualquer forma de vida social ou cultural. O exercício corriqueiro de se observar artefatos e relaciona-los, nem sempre foi o centro do estudodos antropólogos enquanto tema específico de descrição e análise. No final do século XIX e início do século XX, na categoria de “objetos etnográficos”, foram alvo de colecionamento, classificação, reflexão e situavam no macro contexto da história da humanidade.
Então, deixaram de ser alvo apenas dos catálogos etnográficos e passaram ocupar também os museus, ilustrando as etapas de evolução dohomem. O objetivo destes era narrar a história da humanidade desde suas origens, reconstituindo esse longo caminho até chegar ao que entendiam como o estágio mais avançado do processo evolutivo: as modernas sociedades ocidentais.
II. A antropologia pós-Bosiana
Franz Boas, em 1896, formulou uma crítica às teorias evolucionistas difusionistas, declarando que os antropólogos esqueciam-se de questionaros empregos e significados na conjunção de cada sociedade e cultura onde foram produzidos e utilizados os artefatos, pensando apenas em sua relação com seus macro esquemas de evolução e transmissão. Foi então o foco de descrição e análise dos objetos materiais foi alterado, (de suas formas, matéria e técnicas de fabricação) para os seus usos e significados e as relações sociais em que estãoinclusos.
Após a segunda guerra mundial os antropólogos britânicos voltados para o estudo das sociedades explicaram os objetos materiais como sinais para indicar status, oferecendo escassos comentários sobre o material, forma ou a técnica com que foram produzidos. Através dessa perspectiva os objetos materiais são avaliados traves de um sistema de comunicação, através dos quais os grupos ecategorias sociais emitem e recebem informações sobre seu status e sua posição na sociedade.
III. Os estudos da antropologia simbólica
Os estudos dos objetos materiais no contexto da vida cotidiana, dos rituais e dos mitos são retomados a partir dos anos sessenta, por antropólogos, voltados para a natureza e as funções específicas do simbolismo social. Aqui os objetos materiais, serão pensados como partede sistemas simbólicos ou categorias culturais cujo alcance ultrapassa esses limites práticos e cuja função, mais do que a de “representar”, é a de organizar e constituir a vida social.
IV. A historicização da antropologia: a reaproximação entre antropólogos e os museus
Em parte da literatura antropológica produzida nas duas últimas décadas do século XX sobre os objetos materiais, estes serãoestudados não exclusivamente enquanto partes funcionais e significativas de determinados contextos sociais, rituais e cosmológicos nativos; mas também enquanto componentes dos processos sociais, institucionais, e políticos de apropriação e colecionamento que sofrem por parte das sociedades ocidentais, através de coleções, museus, arquivos e patrimônios culturais.
Os objetos materiais que integram ascoleções, museus e patrimônios não são estudados apenas pela sua íntima relação com a história da antropologia social ou cultural. Essas instituições constituem na verdade um ambiente de cruzamento de uma série de relações de ordem epistemológica, social e política, configurando-se como áreas estratégicas de pesquisa e reflexão para o entendimento das relações sociais, simbólicas e políticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cap Tulo 2 Fichamento Certo
  • Fichamento Coronelismo Borgismo e Coopta o Pol tica certo
  • CERTO
  • certo
  • Certo
  • O Certo
  • CERTO
  • Certo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!