Fichamento casa-grande&senzala(capítulo 1)

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino
Disciplina: Estudo da Família
Discente: Rejane Caldeira

-------------------------------------------------
FREYRE, Gilberto. Características gerais da colonização do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida. In Casa Grande & Senzala. Pernambuco. Global Editora, 48ªedição, 2003.

-------------------------------------------------
Resumo: O texto de Freyre nos mostra como a sociedade brasileira se formou: aristocrática, agrária, patriarcal. Numa mistura com índios, negros e portugueses, este dá à colonização brasileira um caráter criador, original. Vamos discorrer sobre a capacidade do negro para o trabalho agrícola, as condições materiais e morais da vida ecultura de seus hábitos.
-------------------------------------------------

Ainda no início da colonização portuguesa no Brasil, a sociedade se organizou civil e economicamente, caracterizando-se exclusivamente de família rural ou semi-rural. Com a agricultura de base, trabalho escravo regular, o português tendo filhos com a índia ou com a negra, incutindo sua cultura invasora e assim nasce umasociedade agrária na estrutura, com trabalho escravo, com negros e índios compondo essa recente sociedade. Essa sociedade brasileira era subordinada “ao espírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui, como em Portugal, foi desde o primeiro século elemento decisivo de formação nacional [...]” (p.65-66). Freyre descreve que na sociedade brasileira, as famílias eram grandesproprietárias de terras, autônomas, com engenho, altar e capelão dentro de casa, com índios ou negros armados vigiando sua grande extensão de terras.
Para Freyre, a Europa reinava, mas não governava, o povo português era indefinido, com influências da Europa e da África, e esta principalmente, vai influenciar na alimentação, na religião e inclusive na vida sexual. E isso vai facilitar a colonização eescravidão de índios e negros aqui no Brasil, “explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural, de povo indefinido entre a Europa e a África”. (p.66). E, essas atitudes africanas também vão influenciar nas instituições, vão corromper a rigidez moral e doutrinária da Igreja Medieval, ao caráter do próprio povo.
“[...] falta de um tipo dinâmico determinado [...]” (Freyre apudFerraz de Macedo p.68), ele procurava definir o tipo normal português, mas não encontrou. O que ele encontrou foram hábitos, índoles, virtudes com origens étnicas, ou seja, com misturas. O português traz dentro de si vários contrastes, é impreciso. Para Freyre, as influências europeias e africanas se alternam, se equilibram ou se hostilizam. E esses antagonismos de culturas vão influenciar acolonização brasileira, na formação da nossa sociedade que começa equilibrada, mas antagônica até hoje.
Mas Portugal também sofreu influências do povo semita, e o colonizador português herdou algumas características deste povo como a mobilidade, as condições físicas e o realismo econômico, que influenciou na estrutura militar e religiosa da formação da sociedade brasileira. Segundo Freyre, povo“móvel e adaptável como nenhum outro” (p.69), e são essas influências herdadas que vão fazer do português um grande conquistador. Um país pequeno, com poucas pessoas, mas com grande poder de dominação, que nenhum outro povo se igualou ou extrapolou. Onde colonizavam, formavam famílias, muitos filhos e com direito à imensidão de terras. “A miscibilidade, mais do que a mobilidade, foi o processo peloqual os portugueses compensaram-se da deficiência em massa ou volume humano para a colonização em larga escala e sobre áreas extensíssimas” (p.70-71). Outro fator favorável ao português foi o solo e o clima tropical, muito parecido com o do africano, o português conseguiu vencer o solo desfavorável, e ao se juntar à mulher negra e à índia, multiplicou-se povoando o Brasil. E esses foram os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento casa grande senzala capítulo 1
  • Fichamento casa grande & senzala
  • Fichamento do 2ᵒ Capítulo de Casa Grande e Senzala
  • Casa Grande e Senzala, Fichamento capítulo IV
  • Fichamento 1º Capítulo Livro Casa Grande & Senzala
  • Fichamento do Cap tulo 1 de Casa Grande Senzala
  • Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala.
  • Resumo Casa Grande e Senzala capitulo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!