Fichamento Capitulo 7 Crisântemo e a Espada Ruth Benedict

1629 palavras 7 páginas
Graziella Alves Ferreira
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Fundamentos do Evolucionismo
Professora: Ana Lúcia de Castro
Data: 08 - 01 – 2015

BENEDICT, Ruth. A autodisciplina. In, O Crisântemo e a Espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Capítulo 7 – O pagamento “mais difícil de suportar”

Para os japoneses o pagamento mais difícil de suportar é o giri. O gimu é o pagamento de reconhecimento, um pagamento prazeroso, enquanto o giri é uma série de obrigações que devem ser pagas mesmo que a contragosto.

Página 115 e 116: ““ O “giri”, diz o provérbio japonês, “é o mais difícil de suportar”. Uma pessoa deve pagar o giri assim como o gimu, só que é uma série de obrigações de fundamento diferente.
Não existe equivalente em nossa língua, sendo uma das mais curiosas entre todas as estranhas categorias' de obrigações morais descobertas pelos antropólogos na cultura mundial. É caracteristicamente japonês. O Japão compartilha com a China tanto o chu como o ko e, a despeito das mudanças efetuadas nesses conceitos, apresentam eles alguma semelhança familiar com imperativos morais bem conhecidos em outros países orientais. Entretanto, o giri não lhe advém nem do confucionismo chinês nem do budismo oriental. Trata-se de uma categoria japonesa, sendo impossível compreender os rumos de ação por eles empreendidos sem levá-lo em consideração. Nenhum japonês consegue falar de motivações ou boa reputação, ou então dos dilemas com que se defrontam homens e mulheres no seu país natal, sem aludir constantemente ao giri”

O giri também é considerado afetivo, e não apenas financeiro, como no caso do on devido aos parentes do cônjuge.

Páginas 116 e 117: “O giri tem duas divisões bastante distintas. Aquilo que chamarei de “giri para o mundo” — literalmente “pagar o giri” — é a obrigação de se pagar aos semelhantes o on, enquanto “ giri para o nome” será o dever de conservar o próprio nome e reputação limpos de qualquer acusação, um pouco à

Relacionados

  • Antropologia
    4376 palavras | 18 páginas
  • textos antropologia
    4603 palavras | 19 páginas
  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas