Fichamento capitulo 13 filosofia da educação - a pedagogia nos seculos xviii e xvx

1260 palavras 6 páginas
FICHAMENTO

LIVRO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.

CAPÍTULO 13 A PEDAGOGIA NOS SÉCULOS XVIII E XIX.

1. O ideal iluminista de educação
“O século XVII é conhecido como Século das Luzes, Iluminismo, Ilustração ou Aufklärung. Luzes significa, nesse contexto, o poder da razão humana para interpretar e reorganizar o mundo. (...)” (p.207).
“ No espírito Iluminismo, os filósofos franceses Diderot, D’Alembert, Voltaire, Rousseau e Helvetius não eram propriamente educadores, mas encontravam o ensino como veiculo importante das luzes e da razão e no combate as superstições e ao obscurantismo religioso, ainda que alguns mantivessem um viés aristocrático, isto é, acreditavam na capacidade de bem usar a razão como atributo de uma elite intelectual, (...)” (p.208).

2. A pedagogia de Rousseau
“Para Rousseau, o individuo em estado de natureza é bom e se corrompe na sociedade, que destrói sua liberdade: “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros.” (...)” (p.208).
“O cidadão é ativo e soberano, capaz de autonomia, na qual a liberdade e a obediência são pólos complementares na vida do sujeito social e politico. (...)” (p.208).
“(...) Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor. Mais que isso, ressaltou a especificidade da criança, que não devia ser encarada como um “adulto em miniatura”. (...)” (p.208).
“Rousseau quer que o ser humano integral seja educado para si mesmo: “Viver é o que eu desejo ensinar-lhe. Quando sair das minhas mãos, ele não será magistrado, soldador ou sacerdote, ele será, antes de tudo, um homem. ”” (p.209).
“(...) Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais, que busque a espontaneidade original, livre da escravidão aos hábitos exteriores, a fim de que o individuo seja dono de si mesmo, agindo por interesses naturais e não por constrangimento externo e artificial. (...) “ (p.209).

3. Kant pedagogo
“(...) Kant afirma que a Aufklärung “é a saída do homem

Relacionados