Fichamento - Cap 2 O segredo de Luísa

Páginas: 14 (3427 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO: CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA:EMPREENDEDORISMO
PROFESSOR: MÁRIO MACEDO









Fichamento do Livro: O Segredo de Luísa
Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa










Sobral, CE
07 de abril de 2014
Fichamento do Livro: O Segredo de Luísa
Aluno: Francisco ElimarAlves Vieira
Curso: Ciência da Computação
Professor: Mário Macedo

Ficha Bibliográfica
O Segredo de Luísa
Autor: Fernando Dolabela
São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

Capítulo II
A Validação de uma Ideia
Citações
No início do capítulo percebe-se que a conversa que Luísa teve com sua madrinha Fernanda a entusiasmou bastante, ao mesmo tempo, ecoavam em sua cabeça as perguntas que suamadrinha havia feito sobre “como começar?”, “o que fazer?”, ela estava começando a ver as coisas com outros olhos.
Conversando com sua madrinha, Luísa se lembra de uma conversa que teve com um colega da faculdade que lhe falara sobre um professor de computação que criou uma disciplina de Empreendedorismo, curiosa para saber a resposta para suas dúvidas, marca uma reunião com ele. Pareciaque saiu de lá com mais dúvidas do que quando entrara. Pedro, o professor, a questionou sobre diversas coisas: atividades profissionais dela e dos membros da família, seus estudos, noivado, relação com amigos, se algum a influenciava, entre várias outras perguntas que ele dizia ser essencial para o perfil de um empreendedor e que Luísa nunca imaginou que aquilo poderia influenciar na criação de suaempresa. O professor a questionou também sobre seus conhecimentos do mercado, se sabia quais eram os concorrentes, quem compraria, qual a necessidade do produto, etc., perguntas nas quais ela se encontrou um pouco perdida e viu que ainda faltava muito para aprender. A conversa com Pedro perdurou por um longo tempo, eles continuaram conversando sobre pesquisas realizadas sobre novos empreendedores,como pequenas empresas deveriam começar, e Luísa continuava a lançar diversas perguntas à ele, sem dar trégua alguma. Pedro a respondia com mais e mais perguntas, uma chuva de indagações caia sobre a cabeça de Luísa, estava confusa, com raiva e grata ao mesmo tempo com o professor por trazer a verdade à tona daquela maneira, ele falou para Luísa que ela teria que fazer um Plano de Negócios e láestava ela com a cabeça entre os livros que ele emprestara para estudar e pegou se perguntando que se formasse em odontologia não seria mais fácil.
Luísa estava desmotivada após questionar-se várias vezes sobre as perguntas que lhe fizera o professor Pedro, foi quando leu uma reportagem em uma revista no Seria Azul quando fazia suas unhas sobre a insatisfação com a auto-imagem e obsessão naperca de peso e pensou em reformular o método de fabricação de sua goiabada-cascão. Luísa estava a todo vapor novamente, seu brilho nos olhos tinha voltado, passaram-se seis meses, ela nunca conheceu tantas pessoas e lugares novos na sua vida, sua rede de relacionamentos se expandia a cada dia e ela estava se aprofundando cada vez mais nos conhecimentos de empreendedorismo: lia revistas, notícias,comparecia a eventos, visitou diversos lugares, dentre eles uma fábrica de doces enlatados e descobriu que a internet pode ser uma ótima ferramenta para expandir sua rede de relacionamentos, estava mais empolgada do que nunca.
Luísa procurou o professor Pedro novamente, este a deu várias dicas sobre fluxo de caixa e diversas outras coisas essenciais para o desenvolver de uma pequena empresa,ela se empolgava cada vez mais e o agradecia pelas dicas.
O professor pediu que Luísa procurasse alguém que a ajudasse a criar a sua empresa, o primeiro nome que veio a sua cabeça foi Eduardo, um consultor de administração com quem já saíra algumas vezes. Luísa foi conversar com Eduardo e mostrou um documento a qual ela fez especificando a missão, produto, descrição da unidade fabril e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo cap 2. o segredo de luisa
  • Fichamento do livro "O Segredo de Luísa" caps. 1, 2 e 3
  • o segredo de luísa cap 11
  • Cap I O Segredo De Luisa
  • Segredo de luisa cap 5
  • Fichamento
  • 2 capitulo de o segredo de luisa
  • Capitulo 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!