Fichamento CAP. 11 E 12 LIVRO LIÇÕES DE ARQUITETURA – HERMAN HERTZBERGER, 1999

1640 palavras 7 páginas
FIAM FAAM
Arquitetura e Urbanismo

Mayara Elisangela de Sousa

FICHAMENTO: CAP. 11 E 12 LIVRO LIÇÕES DE
ARQUITETURA – HERMAN HERTZBERGER, 1999

Orientadoras: Ana Gabriella - Mayra Santos - 8º Semestre

São Paulo
15 de Setembro de 2014

Capítulo 11 – O Espaço Público como Ambiente Construído

No século XIX, os edifícios que hoje são considerados por sua maioria públicos como as Igrejas, Templos, bazares, entre outros, não eram considerados devido aos gastos que os mesmos geravam e não havia condições de mantê-los. Sendo assim os espaços ao ar livre que se nomeavam os públicos da época.
“... O Século XIX foi a época de ouro do edifício público...” (Hertzberger, 1999, pág. 68) Foi nesta época onde houve a explosão de edificações consideradas públicas, onde a comunidade quem ajudava com os recursos. Trazendo diversos impactos para todos, a revolução industrial, acabou causando uma aceleração do sistema de produção que teve como consequência criações de diversas edificações e até mesmo o transporte público. Exemplificando: Vichy, França – uma fonte de água medicinal, encontrada ao centro de uma praça pública, onde há uma cobertura de metal, dando a sensação para o visitante de estar em um local, ao mesmo tempo que público porém acolhedor, tendo sua área de estar, para que os turistas e moradores tenham onde repousar. Como um processo natural, os produtos que são produzidos pelos fazendeiros são comercializados na cidade, o que de fato fez com que fosse um dos motivos pelo qual, os comércios tivessem uma importância nas ruas.
Les Halles, Paris 1854-66 / V. Baltard – salões de mercado criado para a comercialização, onde o comprador e o produtor perdiam o contato direto, onde eram salões com áreas muito amplas e telhados de duas águas, com restaurantes ao seu redor, para o funcionamento noturno. Com o crescimento, fez-se necessário a mudança desde centro para outro lugar, principalmente por causa de

Relacionados