Fichamento cap 1 do livro freud e o incosciente

1701 palavras 7 páginas
A Pré-História da Psicanálise – I

A Consciência da loucura

O século XVI como um século de incertezas e de confusão resultantes da derrubada das grandes verdades que haviam sido acumuladas por mais de dois milênios. Desde a autoridade de Aristóteles até a fé na Igreja e nas grandes instituições do mundo ocidental.
Aturdido pelas grandes descobertas, pelas invenções e pelas transformações politicas e religiosas.
O que restou da destruição do Mundo de Deus?
O EU, responde Montaigner.
Das cinzas do mundo, de Deus e das verdades estabelecidas, o que encontrou foi o vazio do ceticismo e a ausência de qualquer garantia (cf.Koyré, 1980)
Descartes faz da dúvida de Montaigne, não ponto final, mas o ponto de partida de seu pensamento.
O século XVII foi aquele que realizou a partilha entre a razão e a desrazão.
O Fundamental a se destacar no estudo de Foucault é o fato de que, para ele, a loucura não se apresenta como uma substancia que, tendo permanecido longo tempo oculta pela ignorância, fez finalmente seu aparecimento sob a visada aguda da racionalidade do século XVIII.
Antes do século XVII não havia o louco como uma entidade diferenciada.
Descartes situa, ao nível do discurso filosófico, uma realidade que transcendia esse discurso e da qual ele próprio era um dos registros.
Loucura e pensamento eram dois termos que podiam ser definidos por exclusão, pois o pensamento era exatamente aquilo que, por ser regulado pela razão, opunha-se à loucura. O homem pode ficar louco, o pensamento não.
Se distingue o homem do animal é a racionalidade, o louco identifica-se com o animal.
A partir da denuncia da loucura, surge a consciência dos seus modos de aparição.
É nesse sentido que Foucault diz que a loucura é uma produção do século XVIII, através dos seus saberes, das suas praticas , das suas instituições;

O saber Psiquiátrico

Segundo Foucault, a característica fundamental da relação entre o saber e o poder psiquiátricos, nessa época, é que nela a verdade

Relacionados