Fichamento Capítulo1 Livro "O que é Arquitetura" Lemos, Carlos A. C.

640 palavras 3 páginas
Fichamento
Capítulo 1 – A construção bela
Livro: O que é arquitetura
Autor: Carlos A.C. Lemos.
Editora: Brasiliense
Pág. 7
“(...) De certo modo, as pessoas procuram achar um vínculo entre a arquitetura e a beleza e para quase todos, então, arquitetura seria a providência de uma construção bela. (...)”.
 Como sendo a beleza algo subjetivo, não há parâmetros para julgá-la em uma construção, pois não sabemos quais foram às motivações do autor ao fazê-la e nem qual critério será utilizado para qualificá-la.
 Diante dessa subjetividade, o autor dividiu as construções em três grupos: as feitas pensando em causar efeito artístico e é por todos conhecida; as que primeiramente não possuíam intenção estética, mas que depois, talvez se tornem referência artística e as são desprovidas de beleza, fazendo função somente de abrigo.
 Sobre o segundo grupo, o autor destaca que são geralmente obras de “arte popular”, como as gravuras japonesas e as esculturas africanas no fim do século XIX e começo do século XX e cita ser produto de uma arquitetura vernácula, da qual ainda não sofreu influencias de outros povos, ou seja, é genuína daquele país ou região, mas devido a colonização, a arquitetura vernácula foi praticamente extinta, possuindo apenas alguns monumentos que são atrações turísticas pelo mundo.
 Ainda incluso no segundo grupo de construções, mesmo após a colonização, o autor cita a arquitetura Bandeirista, que é de origem Espanhola, mas devido ao isolamento da região, tornou-se quase como uma arquitetura vernácula; A técnica utilizada nas construções era a taipa de pilão e os modelos eram copiados, mas suas fachadas eram modificadas para diferenciar-se das demais.
Pág. 14
“(...) A esse segundo agrupamento de construções, que podemos julgar de validade estética, embora seus autores não estivessem imbuídos do desejo de fazer arte, poderá, também, ser incorporado um sem número de obras executadas por técnicos dedicados unicamente a resolver problemas práticos

Relacionados