Fichamento - CALVET - tradição oral e tradição escrita

3350 palavras 14 páginas
CALVET, L.J. Tradição oral e tradição escrita. Trad.: Waldemar Ferreira Netto, Maressa de Freitas Vieira. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
As noções de analfabeto ou de iletrado [...] são, em nossas sociedades, noções negativas, privativas, elas situam, de um lado, o manejo de um saber (o manejo da escrita e da leitura) e, de outro, a das pessoas que não têm esse saber. (p. 8).
Esses dois termos [analfabeto e iletrado] nos fornecem informações, se considerarmos que:
(1) Longe de significar apenas o que eles pretendem significar etimologicamente ( desconhecimento da escrita), eles conotam, segundo os casos, a estupidez, a grosseria, a vulgaridade, a incultura etc.
(2) O saber constituído pelo conhecimento do alfabeto é dado como pré-requisito para todos os outros saberes. (p. 9).

A tradição oral não exclui, em nenhuma medida, universo pictórico algum. § Tradição oral e tradição escrita designam, então, aqui duas formas de comunicação linguística que, por sua vez, definem [...] formas de sociedade (p. 10) [tais como]:
(1) As sociedades de tradição escrita antiga, nas quais a língua escrita é aquela que se utiliza na comunicação oral cotidiana.
(2) As sociedades de tradição escrita antiga, nas quais a língua escrita não é aquela que usa na comunicação cotidiana.
(3) As sociedades nas quais se introduziu recente a prática alfabética, em geral pela via de uma língua diferente da língua local. [...] às quais se impôs uma picturalidade proveniente da herança cultural colonial.
(4) As sociedades de tradição oral. Destacamos [...] que [...] a ausência de tradição escrita não significa, de maneira alguma, ausência de tradição gráfica. [...] e mesmo que sua função não seja, como no caso do alfabeto, registrar a fala, ela participa da manutenção da memória social. (p. 11)
É preciso evitar acreditar que existe uma espécie de sentido único e brigatório entre oralidade e picturalidade, que todas as sociedades de tradição oral têm como futuro a escrita e de que

Relacionados

  • Português: europeu e brasileiro – como trabalhá-los em sala de aula?
    6626 palavras | 27 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas