fichamento: BIBLIOGRAFIA: HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. SP, Parábola Editorial, 2003

1449 palavras 6 páginas
Palavras-chave

Texto
Comentários
Páginas
Cuneiforme;
Sistema de escrita
“A escrita cuneiforme, inventada pelos sumérios, é o mais antigo sistema de escrita que conhecemos atualmente por meio de documentos.”

29
Sumero-acádica;
Oriental;
Dinastias

“... a escrita sumero-acádica assim constituída teve uma grande difusão em todo o mundo oriental antigo, por ter sido veiculada pela civilização e pelas conquistas das dinastias babilônicas e assírias.”

34
Escrita egípcia;
Escrita hieroglífica

“A escrita egípcia foi também um dos mais importantes sistemas de escrita do mundo antigo. Sob sua forma mais característica e mais antiga, é chamada escrita hieroglífica.”

37
Palavras chinesas; ideografia “... todas as palavras chinesas são monossílabas; não estão sujeitas a nenhuma adjunção de prefixo ou de sufixo; podem ser empregadas tanto como substantivos e adjetivos como quanto verbos. Por conseqüência, a ideografia basta para escrever tudo.”

Fatores que justificam o conservadorismo da língua chinesa até os dias de hoje.
É o único dos antigos sistemas de escrita atualmente em uso.

48
Pré-colombianas;
Espanhóis;
América Central

“Fora do antigo mundo euro-asiático e mediterrâneo, as civilizações pré-colombianas da América Central também possuíam um sistema de escrita que tendia, parece quando da chegada dos espanhóis, para a escrita de palavras, sem, contudo se desfazer completamente da pictografia sintética.”
O sistema de escrita dos maias e dos astecas era menos evoluído que o das escritas do Antigo Oriente Médio; na história, as escritas pré-colombianas foram um ramo isolado e de aparição tardia ( a partir do século III d.C.)
54
Silabismo;
Estrutura analítica

“Todas as grandes escritas antigas que acabamos de passar em revista, ã exceção do chinês, evoluíram para o silabismo a partir de uma estrutura analítica. Em outras palavras, elas buscaram, ao deixar de notar apenas palavras, mas também o som das sílabas...”

O

Relacionados

  • fichamento: BIBLIOGRAFIA: HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. SP, Parábola Editorial, 2003
    1449 palavras | 6 páginas
  • dsadsa
    43483 palavras | 174 páginas