Fichamento Bennedict

809 palavras 4 páginas
Nome: Matheus Gueto Hernandez Pupo Nunes

Curso: Biblioteconomia Turno: Diurno Período: 1º

Fichamento do texto: BENEDICT, Ruth. O desenvolvimento da cultura. In: SHAPIRO, Harry L. Homem, cultura, e sociedade. Rio de Janeiro. Fundo de cultura S.A., 1996, Cap.8

O desenvolvimento da cultura

" Mesmo quando lemos a respeito da destruição da Grécia pelos romanos ou da destruição de Roma pelos gôdos, estamo-nos instruindo sobre o desenvolvimento cultural, pois desenvolvimento e destruição andam lado a lado." (p.223)

" A história da raça humana é uma sequência maravilhosa de progresso." (p.223)

" Só o homem tem enriquecido constantemente seu modo de vida pela invenção e pela aprendizagem complexa." (p.223)

" Quando examinamos o crescimento da cultura na história da humanidade, estamos examinando a base da preeminência do homem." (p.224)

" O desenvolvimento da cultura no decorrer da história criou para raça humana um ambiente, feito pelo próprio homem, muito diferente daquele oferecido pela natureza." (p.224)

Os começos humanos

" Não podemos saber quando a linguagem humana se tornou um conjunto complexo de símbolos, mas seguramente resultou de um longo e lento processo." (p.225)

" A raça humana, mesmo naquele stado primitivo, tinha que transmitir até essa indústria básica, ensinando a cada geração aquilo que o homem podia aprender por experiência." (p.225)

" Sabemos no entanto que com o domínio do fogo, a linguagem e as ferramentas de pedra, havia instituído métodos humanos específicos de invenção e aprendizagem. E desde então o homem vem seguindo essa trilha." (p.225)

Obstáculos a adoção de novos traços

" Nossas ideias de progresso são em si mesmas invenções culturais do inquieto homem moderno ávido de inovações." (p.226)

" O desenvolvimento da cultura, pois, não teve o tipo de história que um estudante teórico poderia imaginar. Não pode ser reconstruído logicamente e por dedução." (p.228)

" Os

Relacionados

  • Karl marx
    66837 palavras | 268 páginas