Fichamento Balbiana Ottoni DANIEL DANIEL DANIEL

636 palavras 3 páginas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL: BALBINA OTTONI

DANIELLY JEISSY PEREIRA - 201565500

CEILÂNDIA – DF
2015
DANIELLY JEISSY PEREIRA - 201565500

A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL: BALBINA OTTONI

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social II do curso de Serviço Social da Faculdade Projeção Ceilândia.

CEILÂNDIA – DF
2015
VIEIRA, Balbina Ottoni. (1989) In: A história do Serviço Social: contribuição para a construção de sua teoria. 5ª ed. Rio de Janeiro. Editora Agir. Págs. 79 – 96.

O texto relata a procura de sua teoria e o avanço do Serviço Social no mundo que no decorrer do tempo foi se juntando técnicas e teorias.

Palavras chaves: Teoria do serviço social, técnicas e valores, métodos.

“O que caracteriza o Serviço Social, no século XX, é a procura constante de um conjunto de princípios, conceitos filosóficos e científicos, aplicáveis através de processos e técnicas diversas às múltiplas situações encontradas.” (pg. 79)
“[...] À medida que os estudos e as experiências se processam, o Serviço Social se desenvolve e se aperfeiçoa; paulatinamente suas características se definem, o que permitirá, no futuro, uma conceituação mais acertada de sua verdadeira natureza e a procura de uma teoria do Serviço Social.” (pg. 80)
“Podemos dividir a evolução da ajuda dos pobres e do Serviço Social, em aspectos mítico-intuitivo, idealista-filosófico, empírico-positivo e científico-prático.” (pg. 80)
Aspectos mítico-intuitivos da ajuda
“A ajuda aos pobres, da Antiguidade aos fins do século XIX, apresenta um aspecto miítico-intuitivo: é governada pela magia e pelo sobrenatural (era da Antiguidade e da Cristandade). Mais tarde constatam-se fatos — miséria, fome e abandono — sem, no entanto, ir às suas causas; aparece, em seguida, a ideia de causalidade.” (pg. 82)
Aspectos idealista-filosóficos do Serviço Social
“[...]

Relacionados