FICHAMENTO Authier Revuz Palavras Incertas

2830 palavras 12 páginas
FICHAMENTO (LIVRO)

Autor(es):
Jaqueline Authier-Revuz
Organizador (es):

Coordenador (es):

Editor (es):
Unicamp
Tradutor:
Claudia R. Castellanos Pfeiffer, Gileade...
Título e subtítulo da obra:
Palavras Incertas – As não coincidências do dizer
Título e subtítulo do capítulo:
As não coincidências do dizer e sua representação metaenunciativa – Estudo Linguístico e Discursivo da Modalização Autonímica.
Edição:

Local de publicação:

Editora:
Unicamp – Campinas
Data da publicação:
1998
Intervalo de páginas do capítulo:
13-28
Volume:

FALAR - Em sua obra Palavras Incertas: As não-coincidências do dizer, a autora trabalha a noção de modalização autonímica, teorizando o conceito de não-coincidências no campo teórico da Enunciação recorrendo também a outras áreas do conhecimento, como a psicanálise lacaniana, o dialogismo bakhtiniano, além da noção de interdiscurso de Pêcheux.

Slide 2: Comentário: Esse objetivo baseia-se na questão do dizer, que falares escritos e ditos, fica no apagamento de si, de sua função de mediadora. Porém, pelo contrário, aqui nas amostras apresentadas “...interpõe-se como real, presença, corpo-objeto” “desdobra-se como um comentário de si mesmo” Pg.14.

SLIDE 4: COMENTÁRIO: A modalização autonímica é, portanto, o momento em que a linguagem falha em sua função de mediadora e deixa de realizar-se de maneira “simples”, exigindo uma enunciação “complexa” na qual o signo é “desdobrado” sobre uma reflexão metalinguística: que signo foi usado? Em que sentido foi usado? Por que foi usado? Seu uso é suficiente? A palavra se aplica no contexto? Esse signo descreve a “coisa”? Você diria “isso” para se referir a essa “coisa”? Essas são algumas das reflexões realizadas pelos sujeitos falantes.

Slide 5.
1.1 “Através de uma série de oposições, esta configuração é progressivamente especificada como tendo relação”:
-com a metalinguagem natural, observável no discurso (vs lógica, externa), estudada por J. Rey-Debove, isto é, o "poder" de reflexividade das

Relacionados

  • 1625252890 sc
    27775 palavras | 112 páginas
  • Livro de metodologia
    27027 palavras | 109 páginas
  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas