Fichamento auguste comte + h.t. buckle (método analítico)

1075 palavras 5 páginas
COMTE, Auguste. A filosofia positiva e o estudo da sociedade. In: GARDINER, Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984. BUCKLE, Henry Thomas. “Introdução geral à História da civilização na Inglaterra”. In: MARTINS, Estevão de Rezende. A História Pensada. Teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.

Esmiuçando os textos de Comte e Buckle, a partir de uma perspectiva metodológica, é possível notar como a concepção de História enquanto ramo de conhecimento científico configurou-se, como tal, de maneira bastante problematizada no século XIX.
Comte, primeiramente, discorre sobre como a interpretação da realidade pelos humanos, a projetada no passado ou a do presente - e desde a Antiguidade -, poderia ser estruturada em três estados teóricos de maneira cronológica: o ‘estado teológico’ (primórdios das civilizações) refere-se à explicação de tudo o que possa ser passível de compreensão baseado em elementos gerais da natureza (como exemplo, o trovão); depois, em um ‘estado metafísico’ (que teria predominado durante o desenvolvimento das civilizações ao longo dos séculos), as questões sobre o mundo eram solucionadas buscando o amparo de entidades sobrenaturais (deuses ou espíritos – a existência de um Deus do trovão, por exemplo, é vista em várias religiões antigas em formas diferentes).
E, por fim, Comte expõe a sua ideia de ‘estado positivo’, onde “o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo e a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para se consagrar unicamente à descoberta, pelo uso bem combinado do raciocínio e da observação, das suas leis efetivas e na continuidade (sic) das suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança” (p. 91). Ou seja, para o pensador francês tido como o “pai da Sociologia”, a fim de o conhecimento histórico ser delineado como uma ciência propriamente dita, e definir um

Relacionados

  • Texto de ciro flamarion cardoso - os domínios da história
    185024 palavras | 741 páginas
  • Dominios da História
    197845 palavras | 792 páginas