Fichamento "Ascenso y Triunfo del Nazismo na Alemania" - Richard J. Evans

3584 palavras 15 páginas
6. Ascenso y Triunfo del Nazismo en Alemania
Richard J. Evans

Historiadores e analistas políticos têm buscado respostas para a ascensão e triunfo do nazismo a partir de diferentes enfoques. Alguns sublinharam o poder carismático de Adolf Hitler , e a eficácia de sua propaganda política, outros insistem na debilidade política da República de Weimar e seus defensores. Outro enfoque é a depressão economica de 1929-1933, e a crise do capitalismo que, como se tem afirmado, impulsionou as grandes empresas a buscar uma solução ditatorial par o problema do desemprego masivo e o naufrágio da indústria.

I.
A caminhada nazista começa com a fundação do Partido dos Trabalhadores Alemães, em 1919 por Anton Drexler, um movimento de extrema direita , que, como seu próprio nome sugeria, pretendia ganhar as massas trabalhadoras através de uma combinação de anticapitalismo, pangermanismo e antisemitísmo. Nesse mesmo ano Adolf Hitler ingressa no partido, e sua capacidade oratória logo proporciona sua promoção a máximo dirigente do partido, em 1921, e atrai afiliados, 50.000 em 1923.
A vontade de Hitler levou o partido a ação violenta na crise política da República em de 1923, com a ocupação de territórios alemães pela França. O putsh falhou devido a falta de apoio da governo e exército da Baviera, Hitler foi preso em 1924 e o partido proibido, acontecimentos que freiaram a ascensão do nazismo. Seu julgamento se transformou em uma ferramenta propagadística, onde ele se classificou como o único nacionalista que atuava de maneira resoluta.
A partir daí, Hitler abandonou a idéia de um golpe de Estado direto e violento por consirar peigoso e pouco prático, insistiu em chegar ao poder por meios constitucionais ou aparentar essa intenção. Hitler passou a se utilizar do que se denominou mais tarde de "princípio de chefia", acreditando que ele era apenas um captador de apoio para um grande ditador nacionalista que chegaria. A adulação, a redação do Mein Kampf e as

Relacionados