FICHAMENTO - AS VANGUARDAS EUROPÉIAS

Páginas: 13 (3118 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
Nome: Dayana Vieira
Título: Literatura brasileira com ênfase no modernismo

Cereja, William Roberto. Português: linguagem: volume 3: ensine médio – São Paulo: Atual, 2005. Capítulo 4, pag. 38.
As Vanguardas Artísticas Europeias
Do inicio do século até a primeira guerra mundial, a Europa vive a chamada Belle époque: época degrande euforia pelo progresso, pela velocidade, pelas comodidades trazidas pela Era da Máquina.
A desilusão, a perplexidade, a falência de ideias decorrentes do sofrimento humano provocado pelas guerras, com suas mutilações e perdas irremediáveis, caracterizam o período histórico - cultural posterior à Belle époque, tornando extremamente complexa a primeira metade do nosso século.
No universocientifico-filosóficos grandes pensadores aprofundam as indagações sobre o homem e o mundo, o desestabiliza o cientificismo racionalismo predominante na segunda metade do século XX.
Com esse e outros inspiradores, a modernidade, a razão burguesa e todas as certezas dela decorrentes dela decorrentes entram em colapso, transforma-se em impasses que perdura até os nossos dias.
Assim todas as convençõesculturais e artísticas burguesa passam a representar o passado transformam-se em alvo de critica demolidora, mordaz, irreverente, niilista, isto é, negadora dos valores instituídos e defendidos até o século XIX.
Entre as estéticas de vanguarda que provocam uma revolução única no cenário artístico europeu e mundial, fundando a Modernidade, destacam-se o Futurismo, o Cubismo, o Dadaísmo e oSurrealismo.
De acordo com as palavras do autor, percebe-se que as mudanças na sociedade representaram a mudança da forma de se representar à arte, pois a arte é a imitação da vida, não necessariamente de forma que a vemos, mas da forma que a sentimos e de que pensamos sobre ela. Essa nova forma de ver a arte então foi levada mais a sério e essa inovação consequentemente quebrou os laços com o passado epropôs um novo código de arte, que de maneira geral se definiu como liberdade.
Cereja, William Roberto. Português: linguagem: volume 3: ensine médio – São Paulo: Atual, 2005. Capítulo 4, pag. 38 a 39.
FUTURISMO
O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por FilippoTommaso Marinetti. Apresentava-se como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, damáquina, da eletricidade, do automóvel, da velocidade e uma inevitável ruptura com os modelos do passado. Dentre as propostas apresentadas pelo movimento destacam-se:
Destruição da sintaxe e a disposição das palavras em liberdade;
Destruição do eu psicologizante;
Abolição da pontuação, que seria substituída por sinais da matemática e pelos sinais musicais.
Os elementos musicais da poesia serãocoragem, audácia e a revolta;
Glorificação da guerra - a única higiene do mundo;
Demolição dos museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas;
Evidentemente, nem todas essas propostas se firmaram na literatura. Contudo, o verso livre ficou como uma das mais importantes contribuições do Futurismo e do Cubismo às correntes contemporâneas.
Embora aparte de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento também encontrou ecos na pintura e na escultura.
O futurismo foi o primeiro movimento que representou a quebra com o corriqueiro e o clássico. Como as mudanças mudaram a forma de ver a arte, este movimento buscou representar a mudança da sociedade em geral, apresentando-se como uma revolta as mudanças da sociedade, mas aomesmo tempo sendo contra a forma de fazer arte clássica.
Cereja, William Roberto. Português: linguagem: volume 3: ensine médio – São Paulo: Atual, 2005. Capítulo 4, pag. 41.
EXPRESSIONISMO
O movimento expressionista surgiu em 1910, na Alemanha, trazendo uma forte herança da arte do final do século XIX, preocupada com, as informações do mundo interior e com uma de expressa-la. Daí a importância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vanguarda europeia
  • Vanguarda europeia
  • Vanguardas Europeias
  • Vanguarda Europeia
  • vanguarda europeias
  • vanguardas europeias
  • Vanguardas Européias
  • Vanguardas Europeias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!