Fichamento/ as lagrimas de tucidides/ a eudição/ documento monumento

2375 palavras 10 páginas
FICHAMENTO:
O INÍCIO DA HISTÓRIA
E AS LÁGRIMAS DE TUCIDIDES

(GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre Linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997).

O início da história decorreu com os primeiros discursos de dois homens: Heródoto, considerado pela tradição “o pai da história” e Tucídides onde foi nomeado como primeiro “historiador crítico”. Aqui poderemos ressaltar algumas características e diferenças entre esses dois “historiadores” e suas obras. (P.15)
Heródoto, cidade natal – Halicarnassos situada na costa da Ásia, mas pertencendo a civilização grega; em suas obras, história não tem um sentido igual aos dos dias atuais mais naquela época o termo história tinha um significado muito mais amplo, como Heródoto que conta historia nos apresenta aquilo que viu e ou ouviu falar por outros, Heródoto traz consigo uma primeira diferença essencial entre a narrativa “histórica” do mesmo e as narrativas míticas, como por exemplo, a epopeia homérica. (P.16)
É interessante notar que Heródoto quando se refere a varias partes de sua obra, não usa palavra história mais sim a palavra logos (discurso), não fala da história dos Scitas, do Egito ou de Darius, mas sim de seus logos. Heródoto enumera algumas pseudocausas geralmente citadas para explicar a intriga entre os gregos e os bárbaros; são lendas e confusas que variam segundo o povo que as conta. Como falam os sucessivos raptos de mulheres: vendo Paris Tróia que os gregos arrebatam mulheres impunemente, foi ela até Esparta roubar a bela Helena e daí os gregos ficaram irados e desencadearam uma expedição punitiva contra Tróia, a estas lendas contadas de geração em geração sem nenhuma exatidão, Heródoto opõe a certeza daquilo que ele mesmo sabe, “são até ridículas, pois ninguém de bom senso acreditará qeu estas historias de rapto podem desencadear guerras: nenhuma mulher vale uma guerra”. (P.19)

Heródoto foi acusado de Barbarophilia, de gostar demais dos bárbaros, mas ele fazia essas comparações não era

Relacionados