Fichamento artigo vantegens e desvantagens da dieta atkins no tratamento da obesidade

859 palavras 4 páginas
Vantagens e Desvantagens da Dieta Atkins no Tratamento da Obesidade
STRINGHINNI, Maria Luiza Ferreira,et al.Vantagens e desvantagens da dieta Atkins no tratamento da obesidade.Salusvita,Bauru,v.26,n.2,p.257-268,2007.

Resumo
A obesidade constitui uma das alterações metabólicas mais frequentes e de maior repercussão sanitária e socioeconômica. No mundo ocidental, a prevalência da obesidade está aumentando em todas as faixas etárias e atingindo níveis epidêmicos. As dietas constituem uma das formas para o tratamento da obesidade e, dentre elas estão às dietas da moda que adquirem muitos seguidores por prometerem perda rápida de peso. Uma das dietas da moda seria aquela proposta pelo Dr. Atkins que consiste em uma dieta com liberado consumo de gorduras e proteínas e, restrição para carboidratos. Este trabalho de revisão tem como objetivo discutir esta dieta no controle e no tratamento da obesidade.

Referencial Teórico e Comentários

“Durante anos a obesidade foi vista como sinônimo de beleza, bem-estar físico e poder. Hoje constitui um importante problema de saúde pública, tanto pelo seu impacto na expectativa média de vida como pela piora na sua qualidade (DAMASO,2003).” O conceito de saúde nutricional está associado ao comer muito associado a isto está a mudança dos hábitos alimentares e também a escolha dos mesmos que na maioria das vezes se baseiam em um senso comum. A maioria dos estudos sobre nutrição, realizados no século passado se concentrou nos aspectos da desnutrição. Atualmente, nos países desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento que se encontram no estágio de transição nutricional (entre os quais o Brasil), verifica-se redução na prevalência da desnutrição e predomínio do excesso de peso. (OBESIDADE E SAÚDE PÚBLICA. Anjos LA. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006. 100 pp.).

“Todos parecem conhecer o que é obesidade, mas muitos poucos podem defini-la de modo claro. Conforme Caterson apud Beraldo, Filizola

Relacionados