fichamento artigo FONTES Waldeni Monteiro

1063 palavras 5 páginas
FICHA DE INVESTIGAÇÃO / CONTEÚDO1
Marinalva de Oliveira Santos da Silva2

A-Referência Bibliográfica
FONTES, Waldeni Monteiro. Políticas Públicas na Educação Básica. Ulbra – RS.2010.

B – Ideias retiradas do Texto
1 – INTRODUÇÃO
A leitura do presente artigo tem como proposta discutir alguns aspectos referentes às políticas públicas na educação básica e alguns recursos que operam na sua definição e que tem nas instituições governamentais o seu principal referente. A autora ressalta que diante da extrema necessidade, relevância e complexidade do funcionamento da educação em todo país, há uma certa preocupação com as ações que envolvem as políticas públicas que envolvem a educação no país. Neste artigo a autora discorre sucintamente alguns tópicos relevantes no que diz respeito a criação e a aplicação dessas políticas públicas no âmbito educacional e os recursos que a compõem.
2.1 – NEOLIBERALISMO
Neste tópico a autora destaca a importância do liberalismo político em estabelecer a liberdade política do indivíduo em relação ao estado, que estabelece oportunidades iguais para todos. A autora enfatiza ainda que a aplicação das oportunidades na educação é considerada um dos fatores mais importantes para a educação das desigualdades e que, tais ideias liberais destacadas são coerentes com as ideias neoliberais, que não questionam a responsabilidade do governo em garantir o acesso de todos ao nível básico de ensino. Concluindo este tópico, a autora destaca que a política educacional, assim como outras políticas, serão bem sucedidas à medida que tenham por orientação principal o que ditam as leis que os regem.
2.2 - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAL
Neste tópico, a autora faz a comparação entre políticas públicas com a política educacional, e para isso faz uma breve análise histórica para justificar tal comparação, dando como referência a constituição do Império em 1824(que defendia o princípio da instituição primária gratuita para todos os cidadãos) e a 1ª República de

Relacionados