Fichamento Arqueologia basica - Gamble, Clive. Capitulo 2: ¿Que és la Arqueologia?

357 palavras 2 páginas
A arqueologia se desenvolveu primeiramente com base na imaginação. A partir dos objetos encontrados as situações eram pré-supostas não obedecendo metodologias, porém com o passar dos anos esquemas e concessões tornaram-na um meio de conhecimento e representação das culturas e civilizações passadas que ajudaram a construir as identidades de algumas nações, bem como evidenciar desenvolvimento tecnológico de outas.
Os conceitos básicos arqueológicos servem para assemelhar objetos, identificar e frequencializar mutação nas culturas e interpretar as estruturas que aparecem no decorrer de uma escavação. Historicamente a busca por tesouros foi um grande impulso para o estudo dos monumentos clássicos, o que levou à decifração de escritas que geraram descobertas sócio culturais de seus construtores.Anos depois, Christian Thomsen, devolveu um método para sair dos textos, voltados basicamente para a história, que consistia em classificar os materiais dos objetos em Pedra, Bronze e Ferro, o que permitiu-lhe estudar melhor os materias pré-históricos.
A evolução científica tem proporcionado melhorias nas técnicas de análise de materiais e seções estratigraficas. O ambiente social, político e econômico também são objeto de estudo da arqueologia que ganha um adjetivo, Antropologica, fazendo com que nos últimos anos as duas ciências venham caminhando juntas contribuindo numa estabilidade maior de suas proposições. Com isso ganhou características que se agrupam e legitimam as pesquisas no decorrer das escavações e culminam por melhor direcionar as teorias propostas a partir dessas. Como exemplo dessa integração temos mudanças no modo de interpretação de culturas e povos, ja que com contribuições materiais, dados históricos, e socio culturais, foram possíveis desenvolvimentos de teorias mais completas, assíduas e incisivas.
Basicamente o estudo arqueológico baseia-se em objetos, paisagens e o que fazemos com ambos, simplesmente estuda o passado mediante a restos materiais que se

Relacionados

  • resenha
    113340 palavras | 454 páginas