Fichamento analise de conjutura

1171 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

FICHAMENTO

Trabalho acadêmico apresentado por Ana Paula Pontes Luz Riccioppo como requisito de avaliação parcial da disciplina de Politica Social III ministrada pela professora Gabriela Abrahão Masson.

UBERABA-MG
2012
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
SOUZA, Herbert José de. Como se faz análise de conjuntura. 3. ed. Petropólis: Vozes, 1985. 27 p

”No volume de informações que é veiculado todos os dias é necessário identificar os ingredientes, os atores, os interesses em jogo. Fazer isso é fazer análise de conjuntura.” (Pag.7)

“ Cada uma destas categorias merece um tratamento á parte, mas no conjunto elas poderiam ser estudadas como elementos da “representação” da vida” ou uma peça de teatro.” ( pag.9)

“Devemos distinguir fato de acontecimento. Na vida real ocorrem milhares de fatos todos os dias em todas as partes, mas somente alguns desses fatos são "considerados" como acontecimento;”. (Pag. 10)

“Na análise da conjuntura o importante é analisar os acontecimentos, sabendo distinguir primeiro fatos de acontecimentos e depois distinguir os acontecimentos segundo sua importância.” (Pag.10)

“A importância da análise a partir dos acontecimentos é que eles indicam sempre certos "sentidos" e revelam também a percepção que uma sociedade ou grupo social, ou classe tem da realidade e de si mesmos.” (Pag.11)

“As ações da trama social e política se desenvolvem em determinados espaço que podem ser considerados como cenários.” (Pag.11)

“Daí a importância de identificar os cenários onde as lutas se desenvolvem e as particularidades dos diferentes cenários.” (Pag.12)

“Mas a idéia de "ator" não se limita somente a pessoas ou grupos sociais.

Relacionados

  • como se faz analise de conjuntura
    1244 palavras | 5 páginas