Fichamento An Lise De Filmes Jornalismo Cult Marlon Diego 2015 UFPE

429 palavras 2 páginas
UFPE
Centro de Artes e Comunicação
Comunicação Social – Jornalismo
Jornalismo Cultural – Docente: Bruno Nogueira
Discente: Marlon Diego Feijó Gomes
Fichamento do texto “análise de Filmes – Conceitos e metodologia(s) de Manuela Penafria.
O texto de Penafria (2009) aborda o que é a análise de filmes, mostrando o papel desta atividade nos discursos sobre cinema, ao mesmo tempo busca discutir metodologias possíveis para a análise de filmes. Em um primeiro momento, a autora discute o conceito de análise fílmica diferenciando-a da crítica dos filmes, feito isto, explicita a utilidade de se analisar filmes. Para Penafria (2009, p.1): “Analisar um filme é sinônimo de decompor esse mesmo filme.” Citando Aumont (1999) mostra: não existe uma metodologia universalmente aceite para se proceder a análise de filmes. Porém, para Vanoye (1994): “é comum utilizar duas etapas: em primeiro lugar decompor, ou seja, descrever e, em seguida, estabelecer e compreender as relações entre esses elementos decompostos, ou seja, interpretar”. Em um segundo momento, Penafria (2009) mostra como analisar um filme e mostra os principais tipos de análise de filmes, como podemos ver a seguir:
a) Análise Textual: é o tipo de análise que considera o filme como um texto. Essa análise é decorrente da vertente estruturalista de inspiração linguística dos anos 1960 e 1970. O objetivo desse tipo de análise é decompor o filme dando conta de sua estrutura;
b) Análise de Conteúdo: Esse tipo de análise considera o filme como um relato levando em conta o tema do filme;
c) Análise Poética: é o tipo de análise que entende o filme como uma programação/ criação de efeitos;
d) Análise da imagem e do som: Este tipo de análise entende o filme como meio de expressão, utilizando do espaço do filme como recurso de análise numa abordagem cinematográfica. (PENAFRIA, 2009, p. 5-7).
A análise de filmes é importante, pois, como mostra Penafria (2009, p.4-5):
“A análise é uma actividade que perscruta um

Relacionados