Fichamento - Algumas reflexões em torno da formação inicial Flores (2010)

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.

Tornar-se professor faz parte de um processo complexo. Implica em aprender a ensinar (ligado a questões mais técnicas) e interação entre o contexto e os indivíduos participantes deste e a construção de sua identidade profissional que passapelo entendimento de sua experiência individual, seus modos de agir e sua identificação em determinados grupos, tal processo situa-se entre suas experiências pessoais e profissionais, suas crenças e valores em relação a ser professor e que tipo de professor gostaria de ser.

“O sentido e o currículo da formação dos docentes dependem da concepção de ensino, de escola e de currículo preconizadanum dado momento e num determinado contexto e ainda das competências e conhecimentos que se reconhecem e se exigem ao professor (PACHECO, 1995), mas também das oportunidades e dos processos de formação proporcionados aos alunos futuros professores no contexto de formação, quer nas instituições de ensino superior, quer nas escolas”. (p.182)

Os professores em processo de formação possuem umacaracterística de observadores que, ao longo de sua trajetória escolar, acumulam crenças e ideias sobre o ensino, a carreira docente e sobre a aprendizagem. Ou seja, passam anos de suas vidas em ambiente escolar, conhecem o contexto no qual irão atuar. Segundo Flores (2010) essas observações, que resultam em crenças sobre ser professor, afetam o seu entendimento e a sua prática de ensino, constituindoum elemento fundamental para a compreensão do processo de aprender a ensinar.

Autores como Lortie (1975), tratam da importância das predisposições pessoais na socialização dos professores, o que vem a ser reiterado por autores posteriores, surge a partir dessa linha, a afirmação de que os professores ensinam como viram ensinar. A partir dessa questão, Flores (2010) ressalta a importância deessas questões serem abordadas na formação inicial de professores.

“Assim, é fundamental criar espaços no contexto da formação inicial para explicitar essas crenças e essas teorias implícitas que os alunos trazem para a sua formação inicial, no sentido de potenciar uma reflexão e questionamento fundamentados sobre o processo de tornar-se professor”.(p.183)


Uma das expectativas dos alunos deformação de professor é buscar uma fórmula/receita de como ensinar, tal perspectiva foi construída através da aprendizagem pela observação, o que dificulta o trabalho dos formadores de professores na medida que necessitam buscar um equilíbrio entre as suas respostas a o que os alunos necessitam para desenvolverem suas competências de ensino e o que necessitam fazer para que sejam “aprendentesactivos e promotores do desenvolvimento do seu próprio ensino”. (p.183). Nesse sentido, é importante que o formador de professores procure “experimentar o valor do desenvolvimento das variações e extensões das abordagens e ideias de ensino de outras pessoas” (LOUGHRAN, 2009, p. 29-30). (P.183)


A natureza complexa e problemática do ensino
Ensinar implica a “aquisição de destrezas e deconhecimentos técnicos”, mas também pressupõe um “processo reflexivo e crítico (pessoal) sobre o que significa ser professor e sobre os propósitos e valores implícitos nas próprias acções e nas instituições em que se trabalha” (FLORES, 2004, p. 128).
Estudos realizados ao redor do mundo apontam a influência mútua entre variáveis de comportamento e contextuais no processo de socialização profissional e,consequentemente, no processo de tornar-se professor., no entanto, reconhece-se que são necessários estudos mais conclusivos sobre a influencia das experiências prévias dos candidatos a professor (e a natureza dessas influências).


Esses estudos indicam que “para os professores, as teorias aprendidas na universidade não são aplicáveis ao contexto da sala de aula, advogando uma abordagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
  • Como a Universidade está trabalhando a formação docente: algumas reflexões sobre essa formação
  • Fichamento do texto: a função da linguagem na formação da consciência: reflexões.
  • Algumas reflexões em torno dos conceitos de campo e de habitus na obra de Pierre Bourdieu
  • Resenha: ‘ a formação do professor de geografia— algumas reflexões’. (josé willian vesentini)
  • Reflexões em torno psicologia juridica
  • Olhares: reflexões sobre a importância da formação de leitores desde os anos iniciais
  • Falar em público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!