Fichamento Alexy- teoria discursiva do direito cap.1

3617 palavras 15 páginas
FICHAMENTO:
TEORIA DISCURSIVA DO DIREITO, ALEXY,ROBERT.
CAPÍTULO 1, CRÍTICA AO POSITIVISMO JURÍDICO.

1.CRÍTICA AO POSITIVISMO JURÍDICO

INTRODUÇÃO
O texto de Robert Alexy se inicia levantando a questão central acerca da disputa sobre o positivismo jurídico: Se há uma conexão necessária entre direito e moral?
Apesar de considerar a resposta a essa pergunta, sobretudo complexa, pois apresenta consequências e desdobramentos para a própria definição de direito e sistema jurídico, Alexy logo deixa claro sua tese: ele acredita que exista, de fato, essa conexão necessária entre direito e moral, e considera, portanto, a teoria positivista falha.
Para defender sua tese e comprovar que tal conexão existe de fato, ele antes se compromete a evidenciar pontos importantes para se entender a discussão em questão de maneira completa, a começar pela análise da tese positivista da separação, e a tese a ela oposta, a tese da conexão, que serão trabalhadas de maneira detalhada no posterior subcapítulos. As duas teorias serão posteriormente discutidas e o resultado evidenciará a limitação teórica positivista.
O texto trabalhado como um todo se desenvolve de maneira bem lógica, apresentando diversas teses que reforçam a própria tese do autor e refutando aquelas que a enfraqueceriam, evidenciam-se os pontos importantes e contrapontos de cada, antecipando-se a possíveis críticas.
A estruturação da obra é feita de maneira clara e simples. Utiliza-se subcapítulos para trabalhar cada ponto relevante para a discussão, sendo comum a retomada do raciocínio desenvolvido imediatamente anterior em cada subcapítulo e a elaboração de chapeauxs, ou seja, breves resumos daquilo que o subcapítulo trabalhará, no início de cada um deles. O uso de exemplos, a modo de simplificar o raciocínio, também é constante. Cada subcapítulo acrescenta um valor teórico ao texto, sendo cada um deles fundamentais para chegar à conclusão pretendida pelo autor. Cada subcapitulo, assim, constitui um passo

Relacionados

  • filosofia do direito
    2644 palavras | 11 páginas
  • Revista de antropologia
    125391 palavras | 502 páginas
  • Sou uma só
    132701 palavras | 531 páginas
  • RESUMOS SISTEMATIZADOS D
    314348 palavras | 1258 páginas