Fichamento Acupuntura Urbana Jaime Lerner

1134 palavras 5 páginas
ARQ018 – Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Professora: Juliana Cardoso Nery
Bianca Almeida Rios

LERNER, JAIME. Acupuntura Urbana. 3a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

Jaime Lerner, descendente de judeus poloneses, nasceu em Curitiba, em 1937, graduou-se pela Universidade Federal do Paraná em 64. Foi prefeito de Curitiba por três mandatos, os dois primeiros ainda durante a ditadura militar e governador reeleito do Paraná. Antes de iniciar a carreira política participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo Plano Diretor da cidade, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002 e atualmente é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.
Lerner atenta para o fato de que a transformação, a revitalização, a cura via acupuntura, como ele sugere, da cidade não vem somente com obras, mas também decorre da criação de novos costumes pela população, trazendo nova dinâmica ao lugar, assim como da recuperação e manutenção de sua memória, sua identidade. Nesse ponto, lembra de como na atualidade as cidades se voltam para os carros e de como uma mudança de perspectiva, no sentido de trazê-las de volta para as pessoas é parte do processo de cura do lugar. Também as pequenas modificações, os pequenos detalhes contribuem para o bem-estar da população, ou antes, apenas manter aquilo que já funciona e conter o ritmo frenético de obras e alterações. É sempre uma questão de análise do que vai contribuir mais para a saúde do local.
O autor enfatiza o papel das pessoas na ambiência da cidade, do cidadão ou grupo de cidadãos que contribuem para a criação de um lugar mais agradável, isso está relacionado a forma como se percebe o local e aí também a música tem papel importante quando canta a cidade e faz quem a escuta viajar até ela. Lerner prossegue defendendo o preenchimento dos vazios, dos terrenos baldios, mesmo com estruturas provisórias que depois cederão espaço às

Relacionados

  • Fichamento: Acupuntura Urbana - Jaime Lerner
    536 palavras | 3 páginas
  • acupuntura urbana
    2230 palavras | 9 páginas
  • arquitetura
    43861 palavras | 176 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas