Fichamento_A Cidade_ Ana Fani

1214 palavras 5 páginas
Fichamento de Leitura: Ana Fani Carlos. A Cidade. Editora Contexto, 1992. p. 11 a 34.

Introdução:
"Que palavras as pessoas associam à palavra cidade? Ruas, prédios, carros, congestionamento, multidão, gente - em mais de 80% dos casos. A cidade aparece aos nossos olhos - no plano imediato, do diretamente perceptível, como concreto diretamente visível e percebido, formas, caos. A cidade que parece distante, aparece num emaranhado difícil de ser apreendido, quase impossível de ser capturado." (p. 11)
"A obra do homem parece se sobrepor ao próprio homem[...]As conquistas aparecem vinculadas aos reis, aos líderes, quem constrói, quem conquista, quem luta, quem destrói."(p.12)

História de Heróis
"Se pensarmos a discussão sobre a noção de cidade apoiada na sua aparência, esta tem como ponto de partida a construção de uma imagem que as pessoas fazem da cidade. A poesia concreta que surge da vida na grande cidade , enquanto forma de interiorização da vivência urbana, pode ser usada, claramente, como exemplo do reflexo do processo industrial no modo de vida urbano. A poesia concreta (...) traz uma contribuição importante para se pensar cidade. Enquanto forma e linguagem a poesia concreta é assimétrica e objetiva." (p. 13)
"As relações coisificadas ocorrem através da mediação do dinheiro. A cidade continua crescendo, atraindo pessoas, aspirando trabalho, separando o indivíduo, gerando conflitos, criando preconceitos. O isolamento na grande metrópole é um dado indiscutível: o estar sozinho no meio da multidão." (p.14)

O Tempo e o Ritmo
"O semáforo é o símbolo da cidade hoje, do seu ritmofebricitante, dos signos que emitem ordem. (...) O tempo passa a medir a vida das pessoas, do seu relacionamento com o outro, uma relação coisificada, mediada pelo dinheiro e pela necessidade de ganha-lo" (p. 17 a 18)
"O centro da metrópole, o centro de negócios, produz diariamente um grande 'vai e vem' de pessoas apressadas. Multidão amorfa. O mundo urbano não é

Relacionados