Fichamento 3 primeiros livros "A cidade antiga"

Páginas: 28 (6955 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
A Cidade Antiga
Assunto ou Tema: Crenças Antigas. Nº 01/13.
Referência Bibliográfica: FUSTEL de Coulanges, Numa Denis. A cidade Antiga. São Paulo: Rideel, 2005.

LIVRO PRIMEIRO
Crenças sobre a alma e sobre a morte
O trabalho de Fustel mostra que desde os tempos antigos o homem, com sua inteligibilidade, busca entender o mistério quanto à sua natureza, sua alma e sua própriamorte. Para isso, ele utiliza a cultura de alguns povos como exemplo: os da Grécia e de Roma, principalmente. Nota-se que estes povos não acreditavam que tudo acabasse com a morte, eles a encaravam como uma mudança de vida.
Não era na reencarnação nem na morada celeste que esses povos acreditavam habitar suas almas após a morte. Era, sim, perto dos homens – no mundo subterrâneo - que suas almas,associadas a seus respectivos corpos, habitariam.
A testemunha maior dessa crença está nos ritos fúnebres. Essa tradição consistia em levar alimentos – pastéis, frutas, sal, leite, vinho, etc. – ao túmulo para que os mortos sentissem prazer com as oferendas. A alma que não tivesse um túmulo estaria condenada eternamente, seria amaldiçoada. Em suas culturas, temiam-se mais a privação da sepultura doque a morte.
Esses ritos e tradições podem causar estranhamento por nossa parte, porém, um fato curioso é que ainda preservamos uma ou outra tradição antiga como estas. Uma delas é a tradição de levar grandes grinaldas de plantas e flores ao túmulo de nossos parentes e amigos que já se foram. Foram liturgias como a alimentação fúnebre e o direito ao túmulo que deram origem a vários conceitos edireitos importantes, o que Fustel apresentará nas linhas adiante.
O culto aos mortos
Os ritos fúnebres não se resumiam a um hábito, mas uma religião. Levar alimentos aos mortos não dependia da vontade ou do sentimento dos homens, era uma obrigação. Os mortos eram considerados deuses, entes sagrados. Os gregos os chamavam de deuses subterrâneos e os romanos, deuses manes.
Não só praticadospor gregos e romanos, os ritos fúnebres foram encontrados em outros povos também. Helenos, latinos, sabinos, etruscos e arianos da Índia também os praticavam.
Independente de como o homem conduziu sua vida, no momento em que a morte chegasse, tanto o homem mau quanto o homem bom seriam considerados deuses da mesma forma. Não havia distinção entre os mortos. Porém, a felicidade dos mesmos sóera garantida se os vivos lhes trouxessem oferendas em datas apropriadas. Quando a refeição fúnebre não era oferecida, os mortos enviavam doenças e amaldiçoavam o solo com esterilidade. Quando lhes era oferecida, os mortos abençoavam com prosperidade e fertilidade.

­­­­­­­­­­­Tipo de Fichamento: de Resumo ou Conteúdo.
Biblioteca em que se encontra a obra: Biblioteca Central da UEL (UniversidadeEstadual de Londrina).

Assunto ou Tema: Crenças Antigas. Nº 02/13.

A religião dos mortos pode ter sido a mais antiga, antes mesmo de adorarem Zeus ou Indra. A morte, sem dúvida, foi o grande mistério que assolou e ainda assola o caminho do homem.
O fogo sagrado
Não havia, entre gregos e romanos, uma só casa sem um altar. Nele deveria ser conservado o fogo sagrado dia e noite, semque se apagasse. O fogo representava algo divino, representava a providência da família. Para ele, o homem pedia fartura, saúde e sabedoria. Para alimentá-lo, havia certos tipos de ramos e madeiras puras, para que o mesmo permaneça puro.
Assim como os ritos fúnebres, o altar que continha o fogo sagrado não era exclusividade dos gregos e romanos. Também era encontrado no Oriente. Essa semelhançade rituais e crenças explica-se na descendência da raça ariana. Certamente gregos, italianos e hindus habitavam conjuntamente na Ásia Central.
O fogo sagrado foi tão importante dentro dessa cultura que, antes mesmo das oferendas prestadas a Zeus, nos séculos seguintes, elas eram dedicadas ao fogo do lar. Nessa mesma época, em que os deuses foram personificados, o fogo do lar também ganhou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo dos 3 primeiros livros de cidade antiga
  • A Cidade Antiga Livro Primeiro
  • Fichamento do livro a cidade antiga
  • fichamento do livro a cidade antiga
  • Cidade Antiga Livro 3
  • Fichamento livro cidade antiga
  • Fichamento
  • Cidade Antiga Livro 3 E 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!