Fichamento 2 Ilka psicopato II ESTRUTURA OBSESSIVA JOEL DOR

875 palavras 4 páginas
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade de Psicologia
Curso de Psicologia, Campus Coração Eucarístico

Disciplina: Psicopatologia II
Professora: Ilka Franco Ferrari
Aluno: Lucas Fernandes Afonso Silva

Fichamento dos capítulos XV ao XVIII - A estrutura obsessiva - do livro: “Estruturas e clínica psicanalítica, Joël Dor”

Sobre o autor: JOËL DOR (1946-1999), psicanalista, foi membro do Centre de Formation et de Recherches Psychanalytiques, em Paris. Lecionou na Universidade de Paris-VII, onde mantinha seminários de clínica psicanalítica. Entre outros livros, escreveu: Bibliographie des travaux de Jacques Lacan (1983); Introduction à la lecture de Lacan, tomo I: L’Inconscient structuré comme un language (1985); Strutucture et perversions (1987); L’Ascientificité de la psychanalyse, tomo I: L’Alienation de la psychanalyse e tomo II: La paradoxalité instauratrice (1988).

O autor diz sobre a estrutura obsessiva como aquela em que os sujeitos se sentem amados em demasia pela figura materna, apontando uma visão fálica. O obsessivo se encontra como objeto privilegiado do desejo materno, sendo os nostálgicos do ser. O obsessivo aponta uma especial nostalgia da criança que foi privilegiada da mãe. Nos jogos do desejo, são mobilizados pela lógica fálica, desse “privilégio”, se tornando assim por dizer: objetos do desejo materno, que supostamente suplementa o que a figura paterna não pode dar: “A criança é presa nesta crença psíquica: a mãe poderia encontrar nela o que supostamente espera do pai. ” (DOR, 1994, p.98) O sujeito torna-se suplência do desejo da mãe, de um lado a criança verifica a mãe dependente do pai e por outro percebe que ela não pode receber tudo desse. A criança é confrontada com a lei do pai, mas mantém subjugada pela mensagem materna.
De um lado a criança percebe que a mãe é dependente do pai do ponto de vista do seu desejo; mas por outro lado, não parece receber por inteiro do pai o que é suposta esperar. Esta lacuna na satisfação

Relacionados