FICHAMENTO 1223839

642 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DE LEITURA

TANURI, L. M. Históriada formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, p.61-88, Maio/Agosto 2000. p.61-72. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde14/rbde14_06_leonor_maria_tanuri.pdf (acessado em 20/10/2012)

“O debate sobre a formação de professores para osanos iniciais da escolaridade intensificou-se nas duas últimas décadas, em concomitância com o movimentode revitalização da escola normal, com a criação dos CEFAMs, com as iniciativas de reestruturação curricular das escolas normais e dos cursos de pedagogia, comas experiências de novos cursos de formação em nívelsuperior e também com a produção acadêmica intensasobre o assunto (Silva, 1991), principalmente uma literatura crítica de autores portugueses e espanhóis acercada tradição acadêmica de formação docente.” (p. 61)

“Na verdade, em todas as províncias as escolas normais tiveram uma trajetória incerta e atribulada, submetidas a um processo contínuo de criação e extinção,para só lograram algum êxito a partir de 1870, quando se consolidam as idéias liberais de democratização eobrigatoriedade da instrução primária, bem como de liberdade de ensino. Antes disso, as escolas normais nãoforam mais que um projeto irrealizado, ou, como as definiu o presidente da Província do Paraná em 1876: “plantas exóticas: nascem e morrem quase no mesmo dia”(Moacyr, 1940, p. 239).” (p. 64)

“Provavelmente, a reduzida capacidade de absorçãodas primeiras escolas normais foi devida não apenas àssuas deficiências didáticas, mas sobretudo à falta de interesse da população pela profissão docente, acarretadapelos minguados atrativos financeiros que o magistérioprimário oferecia e pelo pouco apreço de que gozava, ajulgar pelos depoimentos da época. ” (p. 65)

“Apesar da separação do curso normal em ciclos deformação geral e profissional, introduzida em algumasreformas, e da considerável ampliação dos estudos pedagógicos, a escola normal chegou ao final da PrimeiraRepública com

Relacionados