Fichamento 1 Cap tulo Koch

1103 palavras 5 páginas
Fichamento 1º Capítulo

Bibliografia:
Livro Koch, Ingedore Villaça
Ler e Compreender o Sentido do Texto
Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias
2. ed., 2ª Reimpressão –São Paulo: Contexto 2008 ISBN 978-85-7244-327-2
1. Leitura e Compreensão
2. Prática de Ensino
3. Significado (Psicologia)
4. Textos I. Elias, Vanda Maria

1ª Capítulo-> Leitura, Texto e Sentido

Concepção de Leitura
Sabemos como é importante cultivar o hábito de leitura entre as crianças e
Jovens, e sobre o papel da escola na formação de novos leitores.
Mas, O que é Ler? Para que Ler? Como Ler?
Podemos responder estas questões de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente de Sujeito, de Língua, de Texto, e de
Sentido que se adote.

Foco no Autor
Koch (2002) afirma que a concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.
Nessa concepção de língua, o texto é visto como um produto lógico do pensamento do autor, nada mais cabendo ao leitor “captar” essa representação mental, justamente com as intenções (psicológicas) do produto, exercendo assim um papel passivo.
A leitura, neste caso é a captação das ideias do autor, sem se levar em conta os conhecimentos do leitor. O foco de atenção é, pois, autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, cabendo ao leitor apenas captar essas intenções.

Foco no Texto
Já a concepção de língua como estrutura corresponde a de sujeito determinado pelo sistema, caracterizado por uma espécie de “não consciência”.
Nessa concepção de língua como código, portanto, como mero instrumento de comunicação e de sujeito como (pré) determinado pelo sistema, o texto como um produto de codificação do emissor pelo leitor.
A leitura é uma atividade que exige do leitor foco no texto. Na concepção anterior cabia ao leitor o reconhecimento das intenções e nesta concepção cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto.

Foco

Relacionados