Fichamento ''o realismo e a forma romance'' por ian waat

670 palavras 3 páginas
‘’O REALISMO E A FORMA ROMANCE’’ - por Ian Waat
Ian Waat aponta no início de seu texto, que o surgimento dos primeiros romancistas não se deu por acaso. A publicação de trabalhos no campo filosófico que focavam na individualidade do ser humano, e a ascensão da burguesia foram fatores sociais imprescindíveis para a mudança de foco narrativo.
Uma das características mais marcantes do romance é a maneira na qual o escritor passa a realidade para quem está lendo. O realismo pode ser encontrado em obras clássicas também, mas somente no nível da trama. Ao narrar, o clássico não sai do molde que lhe é comum. O romance expõe toda relação humana seja esta positiva ou negativa. A realidade se apresenta no romance da maneira em que ela é relatada, muitas vezes, informalmente e com traços pessoais do autor.
O conceito de realidade no romance é entendido quando analisamos a maneira que as ideias são expostas ao longo da trama. Anteriormente, as narrativas eram baseadas na esfera cultural, tendo fortes referências baseadas em lendas e fábulas regionais. A tradição de narrar histórias baseadas em histórias clássicas e medievais foi quebrada a partir do surgimento do romance no início do século XVIII.
As convenções formais do romance são poucas, é explícito o uso do livre pensamento ao ler uma obra romântica, isso se dá pela necessidade de mostrar ao leitor um cenário próximo da realidade cotidiana.
As histórias românticas mostram personagem e trama únicos e específicos para aquele dado momento. As obras de ficção anteriores, contrariamente, mostravam sempre um tipo de herói e uma história com final já moldado, como as epopeias, comédias e tragédias gregas, que sempre repetiam sua estrutura. Essa mudança mostrou como é vantajoso olhar para o mundo e ver o particular. Ao ler, temos o intuito de abstrair o presente, a abstração não era total quando se lia sempre sobre as mesmas histórias com estruturas iguais e pobres na criatividade. A forma com que o autor expõe os detalhes,

Relacionados