fichamenro

914 palavras 4 páginas
Responsabilidade Social das Empresas

O que é uma Responsabilidade Social Empresarial?

“A responsabilidade social pressupõe consciência e compromisso das empresas com mudanças sociais. Impõe que elas reconheçam sua obrigação não só com acionistas e clientes, mas também com os seres humanos, com a construção de uma sociedade mais justa, honesta e solidária, uma sociedade melhor para todos, assim, ela é uma prática moral. É uma prática orientada pela ética, que vai além das obrigações legais e econômicas, rumo às sociais, respeitando-se a cultura e as necessidades e desejos das pessoas.” (pág.166)

Áreas de ação e suas conseqüências

“Não é tarefa fácil demarcar áreas de atuação das empresas, até porque as escolhas são feitas a partir da filosofia de cada uma, de sua cultura, do tipo de atividade que exerça, dos recursos existentes e das demandas interna e externa. Entretanto, sabe-se que há um vasto leque de opções incluindo ações voltadas para o público interno e seus dependentes e para o público externo: fornecedores, clientes, comunidade e para o meio ambiente.” (pág.168)
“No geral as empresas só tem a ganhar com práticas de responsabilidade social, pois, além dos ganhos apontados, elas passam a ser bem vistas por todos: público interno e externo. Elas tornam-se simpáticas aos olhos da comunidade, e cobiçadas como lugares onde se deseja trabalhar e orgulho de quem consome seus produtos e usa seus serviços (...)” (pág.170)

Algumas experiências significativas

Reconhece que a responsabilidade social empresarial
“está além do que a empresa deve fazer por obrigação legal. A relação e os projetos com a comunidade ou os benefícios para o público interno são elementos fundamentais e estratégias para a prática da Responsabilidade Social Empresarial. Mas não é só, incorporar critérios de Responsabilidade Social na gestão estratégica do negócio é traduzir as políticas de inclusão social e de promoção da qualidade ambiental, entre outras, em metas que

Relacionados

  • Fichamenro
    3046 palavras | 13 páginas
  • Fichamenro Cap Tulo 1 Queda Da Desigualdade Da Distribui O De Renda No Brasil De 1995 A 2005 E Delimita O Dos Relativamente Ricos Em 2005
    780 palavras | 4 páginas