Fichameno O Príncipe

4030 palavras 17 páginas
“O Príncipe”

Beatriz Ramos Agarie – 20476501
Faculdade Anhembi Morumbi
Relações Internacionais
Ciência Política
Prof. Maurício Homma

Introdução

Seus relatos no livro “O Príncipe”, baseados em anos de observação e vivência, mostram o quanto era cético em relação ao ser humano; acreditava que a violência era mais eficaz para quem quisesse manter-se no poder, já que considerava tudo válido para tal finalidade. Também pensava que para entender a figura representante do poder, no caso, o Príncipe, era necessário ser do povo, e, para entender o povo, necessitava ser Príncipe; ele, no caso, se enquadrava no povo, pois entendia a natureza do Príncipe, sabia os pontos fortes e fracos, como utilizá-los para se manter no poder e o que mais poderia ser feito para isso.

O PRÍNCIPE

(pág. 5) De Nicolau Maquiavel para o Magnífico Lourenço de Médicis.

Maquiavel inicia seus relatos, dedicando a obra à Lourenço de Médicis. Demonstra muita humildade e tenta conquistar a empatia do mesmo.

(pág.7) I Quantos são os tipos de principados e como conquistá-los.

Todos os Estados ou governos são repúblicas ou principados. E estes podem ser hereditários ou novos, isto é, conquistados ou anexados a outro Estado por herança. Sua posse ocorre através do uso de armas e tropas (próprias ou não do futuro Príncipe), ou graças a sua qualidade pessoal (virtù) ou condição (fortuna).

(pág.8) II Dos principados hereditários

Maquiavel optou por não falar sobre a República, e se concentrar nos principados. Ele afirma que a dificuldade em manter os Estados hereditários é muito menor, para isso, basta o novo príncipe seguir ordem e os passos dos ancestrais. Se for sábio e hábil, conseguirá manter-se indefinidamente no poder, a menos que seja privado do mesmo.

(pág.9)

Relacionados